TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia Cultural

Por:   •  3/12/2019  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Alexsander Caldeira Gomes Silva

Turma: Licenciatura em Geografia – 8º Semestre

Disciplina: Geografia Cultural

REFERÊNCIA DA OBRA: COSGROVE, Denis. A geografia está em toda parte: Cultura e simbolismo nas paisagens humanas.

 A GEOGRAFIA ESTÁ EM TODA PARTE:CULTURA E SIMBOLISMO NAS PAISAGENS HUMANAS

O texto logo de cara me fez enxergar algo que não reparo a algum tempo devido a rotina corrida do dia a dia que é os espaços a minha volta. O texto logo de cara já te faz pensar quando ele relata a rotina e o que ve ao entrono de sua residência.

A pagina 221 do texto ele diz que as vezes deixamos a essência geográfica de lado e damos lugar ao poder ideológico da causa que jugamos lutar dentro da geografia , concordo com ele quando diz o conhecimento empírico deve ser sempre levado em consideração pra não caímos em contradições dentro da geografia que devemos dar mas espaço dentro da geografia humanista ai conhecimento empírico assim tendo mas credibilidade dentro do campo da ciência e talvez ate mais ouvidos e voz diante da sociedade atual , nesse mundo difícil e cheio de contradições.

O autor nos traz no texto uma reflexão dizendo que a geografia humana como uma humanidade dificilmente é desenvolvida e para explicar sua fala, nos tras a sua avaliação pessoal e possibilidades dividindo sua fala em três termos da geografia paisagem, cultura e simbolismo.

No texto ele fala que muitos elementos das paisagens têm pouco do seu formato original e concordo com ele, pois durante o tempo a cultura vai se modificando as vezes perdendo sua essência assim como a ciência.

Ele nos trouxe uma definição de cultura como sendo dominação de poder de um grupo sobre o outro, assim vemos no dia a dia vários tipos dominação, politica , cultural e valores, mas como já debatemos em sala precisamos analisar em cada grupo se aquilo não faz parte do seu modo de vida , pois o que é cultura pra um pode não ser para outro grupo. Outro fato que sempre devemos levar em consideração como já falamos em aula seria ate que ponto algumas características como violência dentro dos próprios grupos podem ser aceitas como uma cultura e se não precisamos rever esse conceito. O texto nos trouxe vários elementos da realidade do autor de como se encaixa paisagem cultura e simbolismo dentro da realidade dele e como ele entende cada conceito geográfico , cabe a nos enxergamos e valorizarmos isso também no nosso cotidiano seja onde for , afinal somos futuros geógrafos devemos entender o contraditório e questionar sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com