TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartas Libanesas Geografia Cultural

Por:   •  29/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente

Geografia Cultural

Estherfany E. dos Santos Silva

Assistir o monólogo Cartas Libanesas e responder as seguintes questões:

1) A partir dos temas explorados em nossas aulas, quais são os aspectos que nos traduzem a Geografia Cultural presente na obra? Exemplifique com a apresentação dos elementos culturais e das manifestações culturais.

 A língua, a comida, os costumes, os comportamentos e a música, foram alguns dos aspectos culturais presentes na obra.

2) Cite três elementos narrativos no monólogo que representem a compreensão para os conceitos de lugar e de espaço vivido. Justifique.

Em termos geográficos, a noção de lugar assenta na interpretação da realidade socialmente construída num determinado espaço.  No entanto, esse espaço pode não ser necessariamente uniforme, pois cada lugar tem suas características únicas que persistem ao longo do tempo e em diferentes localidades.

 O espaço em que construímos nossas vidas é mais do que um local físico; é onde as conexões sociais e emocionais são feitas.  É onde vivemos e criamos nosso mundo, onde nos tornamos tangíveis e onde nossa realidade social toma forma.  O lugar, portanto, é o fundamento da vida humana e o criador da materialidade humana.

Já O "espaço vivido" refere-se aos vários locais onde uma pessoa passa seu tempo, incluindo, entre outros, a escola, a rua, a comunidade religiosa e o parque.

Líbano: lugar de origem, de onde partiu em busca de uma vida melhor e mais justa, deixando para trás a esposa com a promessa de voltar após alcançar estabilidade financeira, porém, não deixando de lado suas tradições e costumes.

Rua 25 de março: pode-se considerar como espaço vivido, pois, foi onde viveu e idealizou um futuro, criou laços e afeições a ponto de desistir de voltar ao país de origem e convencer a esposa a vir para o Brasil junto ao filho.

São Paulo: cidade destino, lugar onde se estabeleceu, criou relações e decretou permanência.

3) Como a compreensão epistemológica da Geografia Cultural relacionada à obra Cartas Libanesas pode auxiliar nas práticas profissionais dos geógrafos e/ou dos professores de Geografia? Exemplifique.

A cultura desempenha um papel fundamental na educação, facilitando não apenas a socialização, mas também a troca de diversos conhecimentos em um ambiente escolar.

 A integração de diversos conhecimentos em sala de aula pode ser facilitada pela educação cultural.  No entanto, isso requer que os professores sejam treinados para ver a cultura de uma nova perspectiva.  Embora a escola seja a principal responsável pela disseminação do conhecimento, ela também deve reconhecer as expressões culturais como forma de educar e socializar os alunos.

 A cultura é um componente essencial que enriquece a experiência de ensino e aprendizagem, oferecendo diversos temas para discussões em sala de aula.  No entanto, eliminar a natureza excludente de certas escolas e seu currículo tradicional é vital para melhorar o processo.  O uso de normas culturais distantes da vida cotidiana dos alunos pode perpetuar a desigualdade social, e as escolas devem trabalhar para corrigir isso.

 Para fomentar uma verdadeira parceria entre cultura e educação, é fundamental descartar certos estereótipos que ainda perduram entre alguns educadores e alunos.  A percepção de que apenas festas amplamente reconhecidas e datas comemorativas tradicionais constituem cultura deve ser contestada.  Em vez disso, outras culturas devem ser adotadas como um recurso valioso que pode aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.  Alcançar essa integração entre cultura e educação exige a criação de novas metodologias que possibilitem aos professores um trabalho mais eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com