TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia Econômica

Por:   •  26/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST

Disciplina: Geografia Econômica

Professor: Leonardo de Oliveira Mendes

Turma: 3º período de geografia – Noturno

Discente: Jeconias mesquita da silva

  1. Do ponto de vista da concepção de economia na geografia discuta o que foi o conservadorismo neoclássico e suas características.
  2. O que foi a forma de Estado conhecida como Welfare State (sustentado pelas teorias Keynesianas) e o processo de implantação do neoliberalismo, destacando suas características.
  3. Discuta a cultura técnico-científica criada na revolução industrial (concepção físico-mecânica de natureza) e sua crise com a implantação da concepção químico biológica de natureza, em que o capital mais uma vez, se reinventa incorporando a ideia de biodiversidade por meio da biotecnologia, materializando o que ficou conhecido como biorrevolução.

        O conservadorismo neoclássico foi uma interpretação da economia a qual tinha como base de sua analise os fenômenos mercantis as quais eram regidos por valores seguindo a teoria de utilidade marginal, a qual nada mais é, a teoria define que há uma relação econômica em que o valor de um determinado bem ou serviço diminui à medida que o seu consumo é feito em larga escala. Podendo a sim dizer que, de acordo com a teoria, um produto passa a custar menos a partir do momento em que ele se torna muito abundante, fazendo com que a sua utilidade marginal diminua. Então sendo assim vem ser uma ruptura segundo o autor da teoria do valor da economia clássica partindo de um momento em que o positivismo está se expandindo dando uma nova ideia de mundo, tendo como uma das características essas rupturas, a qual está dívida em seis partes, tendo como a primeira ruptura vem ser a parti da substituição da abordagem macro( relações da grandezas econômicas) e pela micro( relações de mercados das empresas), seguindo da segunda a qual vai ser com base do abandono das análises que parti da esfera da produção até chegar as relações  com as esferas de circulação, terceira ruptura surgi com a forma da dissolução do sujeito social da história pela subjetividade psicológica do consumidor como fonte de valor, fazendo assim a teoria da subjetividade do valor, a quarta ruptura se dar na ideia de que as determinações da economia partem de condições já dadas no mercador, a quinta relaciona-se a considerações de que a função produtiva da reunião de alguns fatores como terra, capital e trabalho relacionado a empresa, criando assim a teoria dos fatores, e última característica do ponto de vista das rupturas a qual e a sexta caraterística se dar com base do entendimento da maximização das satisfações que resulta a harmonização mercantil da sociedade.

        A forma conhecida como Welfare State que também e um termo que servem basicamente para designar o Estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos, seu desenvolvimento está relacionado ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a parti dele, para a teoria Keynesiana  Welfare State, se deu a parti da reformulação sobretudo a tese neoclássica da capacidade do mercado de se ter um equilíbrio do sistema econômico por um todo, necessitando assim o mercado apenas de se apoiar em forças externas em função assim de estabelecer o funcionamento dinâmico do sistema econômico pelo equilíbrio no emprego dos recursos, o neoliberalismo surgiu com novas propostas, como a abertura comercial internacional e a privatização de empresas estatais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com