TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia Ecônomica

Por:   •  8/4/2015  •  Exam  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

1

Assinale as afirmações com ( V) verdadeiro e (F) Falsa.E após marque a alternativa com a sequência correta.

( ) A teoria macroeconômica preocupa-se com questões conjunturais de curto prazo.

( ) A economia positiva analisa as políticas econômicas .

( ) A evolução do pensamento econômico baseia-se na solução de um problema fundamental, a conciliação entre escassez de recursos e necessidades crescentes.

( ) O pensamento econômico liberal se apóia em quatro princípios dominantes: liberdade de empresa, existência da propriedade privada, liberdade de conjunto e liberdade de troca.

Peso: 1.0

V,F,V,V

F,F,V,V

F,V,V,F

V,V, F,V

V,V,V,F

2

Questão de múltipla escolha:

I. Adam Smith um dos fundadores do liberalismo econômico acreditava que a concorrência levaria ao desenvolvimento econômico e que os benefícios dele decorrentes seriam partilhados por todos.

II. O liberalismo como pensamento econômico existiu entre 1450 e 1750, constituindo-se em um regime de nacionalismo econômico, vale repetir, com centralização da questão da riqueza como fim principal do Estado.

III. O socialismo constituiu um movimento de reação contra o liberalismo e visava mudar a ordem social baseada na liberdade individual, na propriedade privada e na liberdade contratual por uma outra ordem, fundamentada na propriedade coletivizada dos meios de produção.

Peso: 1.0

A-Nenhuma alternativa correta

B – Alternativa I e II

C- Todas as alternativas corretas

D – Alternativas I e III

E – Alternativas II e III

3

Assinale a alternativa INCORRETA

Peso: 1.0

A redução das tarifas alfandegárias tem sido um dos principais objetivos Organização Mundial do Comércio ( OMC), o que se traduz em maior volume de transações econômicas entre os países signatários da Organização.

A globalização pode ser definida como o processo de intensificação das relações. Na economia, há um aumento dos fluxos financeiros, dos investimentos estrangeiros nos países e do comércio mundial. No que tange à política, a criação de organismos, agências e instituições supranacionais que passam a afetar profundamente a soberania dos Estados nacionais. Do ponto de vista cultural implica na integração em termos de valores e atitudes, hábitos de consumo e de estilos de vida.

Os economistas neoliberais são críticos ferrenhos da intervenção do Estado na economia e de qualquer controle sobre as empresas. Suas teorias procuraram desconstruir o arcabouço keynesiano, que fora amplamente utilizado pelas nações, no período 1945-1980, para desenvolver setores industriais e para o crescimento econômico

Na globalização o cenário é diferenciado para as grandes empresas, onde alguns lugares são interessantes para o capital, enquanto outros não têm esse dinamismo.

Junto ao processo de globalização, surgem as iniciativas de unificação política nos continentes, com a adoção do neoliberalismo como pensamento econômico.

4

Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A noção de desenvolvimento territorial expressa a capacidade de ação e sinergia dos atores territoriais investidos de recursos e poder .

( ) As características da região do polígono industrial brasileiro são alta concentração populacional, é modelo financeiro de captação de investimentos internacionais e nacionais e alta concentração econômica.

( ) A região do complexo agroindustrial, apresenta ligações muito fortes entre a agricultura e a indústria, recebe investimento e ampliações significativas, altera a dinâmica existente no lugar e promove a concentração de médias cidades do interior do País.

( ) A partir de 1990 minifúndio é transformado em empresa rural,e torna-se ligado diretamente à indústria urbana (principalmente no Sudeste).

Peso: 1.0

F, F, V, V

V, V, F, V

F, V, V, V

V, V, V, F

V, F, F, V

5

Assinale a alternativa correta.

I. A região de difusão agroindustrial no Brasil principalmente à associada a fruticultura irrigada no NE rompe com a industria tradicional de produtos não-duráveis (têxtil, açucareira), dos séculos XVIII e XIX.

II. Em meados de 1980, são adotados mecanismos redistribuidores que produzem os pólos industriais de bens de consumo não duráveis, pelas transferências de empresas das regiões Sul e Sudeste e pelo contexto da “guerra fiscal” .

III. Na década de 1970, os projetos de colonização privada, relacionados à agropecuária, unem-se aos projetos de colonização pública e privada da porção ocidental (em virtude do desenvolvimento da rodovia que liga Cuiabá a Porto Velho).

IV. A partir da década de 1990, os meios de transportes tornaram-se rápidos e possibilitaram o transporte de grandes cargas a qualquer distância. O telefone, o fac-símile, o computador, a internet, as telecomunicações via satélite, o celular, entre outras inovações, possibilitaram a comunicação instantânea.

Peso: 1.0

Alternativas II e IV

Alternativas I e III

Alternativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com