TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia da População

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MILLEO

PROJETO DE SEMINÁRIO

Filipe Alves Barbosa

Leticia Hagata Gomes Coelho de Oliveira

Rio de Janeiro

2016

O direito à cidade é muito mais do que a liberdade individual e o acesso aos recursos urbanos, é o direito de nos transformarmos a nós mesmos ao mesmo tempo que transformamos a cidade.

David Harvey,

  1. Tema Geral

 Ocupação do espaço urbano carioca por artistas de rua.

  1.  Tema Específico

A ocupação do espaço urbano carioca está crescendo cada vez. Não somente nas ruas da Lapa, reduto boêmio da cidade, mas até mesmo em lugares antes “esquecidos” observa-se um intenso crescimento artístico. Atualmente, a região da Praça Tiradentes, antes frequentada mais por estudantes do IFCS-UFRJ, vem se tornando palco de diferentes estilos musicais. Shows de samba, jazz, música eletrônica, assim como blocos de carnavais, ocupam ruas do ‘Baixo Tiradentes’, Praça XV e até mesmo a Praça da Harmonia. Os diferentes grupos apresentam-se nesses diversos pontos do Centro do Rio de Janeiro demonstrando a importante relação entre arte e ocupação do espaço urbano, e como isso além de aumentar a acessibilidade cultural, faz a população se integrar ao meio em que vive.

Considerando isso, o presente trabalho irá analisar os grupos musicais que ocupam essas ruas do Centro do Rio de Janeiro buscando perceber sua relação com o espaço, com o público e a maneira como essas ocupações reformulam o imaginário urbano. Além disso, vamos questionar de que maneira se relacionam com o governo, como são vistos, se há repressão e, ainda, se existem políticas públicas que favoreçam e/ou protejam esses artistas.

  1. Justificativa

O presente trabalho parte de uma motivação pessoal acerca observação da crescente movimentação artística que ocupa a região central do Rio de Janeiro. Nesse sentido, vemos essa diversidade cultural nas ruas como um meio de apropriação do espaço público urbano e de resistência social as possíveis formas de dominação e restrição ao uso dos espaços da cidade pelo poder público. Sendo assim, percebe-se a relevância da ocupação artística, em suas múltiplas formas, na ressignificação do espaço urbano carioca.

  1. Objetivo Geral

- Analisar a ocupação do espaço urbano carioca, mais especificamente na região central da cidade, por uma movimentação artística cada vez mais relevante. Tendo em vista as múltiplas formas de artes existentes nas ruas, iremos focar nos grupos musicais, em diferentes estilos e gêneros.

 

  1. Objetivos específicos

- Compreender a motivação por trás da utilização dos espaços do Centro-RJ por esses músicos. Ou seja, buscar entender a finalidade dos artistas: é puramente uma forma de demonstração cultural acessível, busca de sobrevivência financeira ou uma posição política de apropriação da cidade na tentativa de recompor o espaço urbano segundo suas intenções.

- Delimitar as principais características dos grupos, suas distinções e semelhanças, buscando constatar suas ligações com o determinado espaço ocupado, sua cultura, seu cotidiano e, ainda, de que maneira essas atuações alteram a vida das pessoas ao redor.

  1. Metodologia

A metodologia a ser utilizada na pesquisa consistirá em entrevistas com diferentes grupos musicais que se apresentam na região central da cidade do Rio de Janeiro. Serão entrevistados entre 5 e 8 grupos, os quais ainda serão escolhidos – de maneira arbitrária,  ou seja, não estipularemos um grupo especifico para cada espaço, nem mesmo por estilo musical. Pretende-se também conversar com pessoas que estejam assistindo as apresentações ou simplesmente passando pelo espaço na tentativa de perceber suas posições a como recebem essa movimentação artística de rua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com