TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia da População

Por:   •  10/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 3

AD1 Geografia da população  --  CAIO BRUNO // UERJ –Campo Grande // 19212140097

1. Leia o texto a seguir:

— Pense no seguinte: a população da Terra levou milhares de anos, desde a aurora da humanidade até o início do século XIX, para atingir um bilhão de pessoas. Então, de forma estarrecedora, precisou apenas de uns cem anos para duplicar e chegar a dois bilhões, na década de 1920. Depois disso, em menos de cinquenta anos, a população tornou a duplicar para quatro bilhões, na década de 1970. Como a senhora pode imaginar, muito em breve chegaremos aos oito bilhões. Pense nas implicações. (...) Espécies animais estão entrando em extinção num ritmo aceleradíssimo. A demanda por recursos naturais cada vez mais escassos é astronômica. É cada vez mais difícil encontrar água potável.

BROWN, Dan. Inferno. São Paulo: Arqueiro, 2013.

A fala do personagem no trecho citado ilustra o ponto de vista de uma importante teoria demográfica. Nomeie esta teoria e explique-a de forma resumida. (2,0)

R:  A Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria.


2) Cite ao menos duas medidas de planejamento familiar previamente tomadas por países em desenvolvimento para conter o crescimento populacional. (2,0)

R:  Distribuição gratuita de anticoncepcionais e a assistência médica para uso de dispositivos intrauterinos – DIUs 

3) Qual dos termos a seguir descreve um país de população absoluta elevada: “país populoso’ ou “país densamente povoado”? Justifique a sua resposta. (2,0)

 R: País populoso, pois independente do seu tamanho tem um alto índice de habitantes.  

4) Defina “população economicamente ativa” e explique, sob a perspectiva neomalthusiana, como essa população pode ser prejudicada por uma alta taxa de natalidade. (2,0)

 População Economicamente Ativa (PEA) é formada pela população trabalhadora com idade entre 10 e 65 anos (no Brasil) que recebem remuneração salarial pela venda de sua força de trabalho, incluindo também as pessoas que estejam temporariamente desempregadas. De acordo com a teoria as altas taxas de natalidade, principalmente, a partir da década de 1950, modificou a estrutura da população em idades, ou seja, o número de jovens ultrapassou o número de pessoas em idade adulta. Em consequência, aumentaram os sacrifícios impostos à população economicamente ativa

5) Acesse o link abaixo, leia o texto e responda ao que se pede. (2,0)

https://www.estudokids.com.br/confira-a-distribuicao-da-populacao-mundial/

a )Qual continente detém a maior parte da população mundial?

 R : Continente Asiático

b) O que são “formigueiros humanos”?

 R: São lugares altamente povoados, geralmente com uma densidade demográfica [ hab/km^2] superior a 800 pessoas por quilometro quadrados, o exemplo mais conhecido é Bangladesh, que tem uma densidade de 1034 hab/km^2

c)       Qual o continente detém o maior crescimento populacional do planeta?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (713.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com