TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia da População

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Fabiano Oliveira da Conceição

Matrícula: 18212140225

Polo: Niterói

AD2 – Geografia da População 

1. Observe o mapa de regiões climáticas da China (vide arquivo anexo).

Pergunta-se:

A) Quais as regiões climáticas que concentram a maior parte da população chinesa? (1,0)

R.: Subtropical e tropical de monções.

B) Explique a relação entre o clima, a agricultura e a alta concentração populacional existente no sul-sudeste-leste da China. (1,0)

R.: Ao observarmos o clima da região sul-sudeste-leste da China, vemos que são propícias à agricultura, sobretudo do arroz, ao passo que as demais regiões ou são muito frias ou muito áridas. Também nas áreas mais povoadas, há a presença dos rios Huang Ho e do Yangtsé Kiang.

2. Leia as aulas 8 e 9. Depois, acesse a reportagem “China vê política do filho único como ineficaz e planeja liberação total” no link abaixo e em seguida responda ao que se pede.

https://veja.abril.com.br/mundo/china-ve-politica-do-filho-unico-como-ineficaz-e-planeja-liberacao-total/ 

Considere, para as suas respostas, o que está disposto nas aulas sobre a China, bem como a própria reportagem indicada.

A) Quando e por que foi adotada a política do filho único na China? (1,0)

R.: Foi adotada em fins dos anos 70 devido ao retorno da China às condições minimamente satisfatórias do ponto de vista alimentar e à queda da mortalidade.

B) Quais as duas principais preocupações do governo em relação aos reflexos da política no filho único em quanto à dinâmica da população chinesa? (1,0)

R.: A quebra da tradição chinesa de que o filho homem cuidaria dos pais na velhice e também ao crescente número de infanticídios envolvendo meninas.

C) Indique as razões pelas quais o fim da política do filho único, adotada em 2016, não gerou os resultados esperados pelo governo chinês. (1,0)

R.: Porque a família diminuta continua sendo uma realidade na China, independentemente da coerção estatal ou de programas de natalidade.  Desta forma, os problemas inerentes à desproporção entre o número de homens e mulheres no futuro, como também o próprio envelhecimento da população ainda continuam a assustar o país.

3. Sobre a população e o trabalho, pede-se:

A) Diferenciar emprego de subemprego. (1,0)

R.: No emprego há segurança jurídica para o empregado, além dos devidos recolhimentos dos encargos trabalhistas e depósito na previdência. Ao passo que no subemprego não se recolhe encargos nem o percentual da previdência, nem os direitos trabalhistas são assegurados ao trabalhador, deixando-se este inseguro juridicamente.

B) Diferenciar trabalhador autônomo de profissional liberal. (1,0)

R.: Trabalhador autônomo é a pessoa física que exerce atividade econômica, ou presta serviços a outrem, com ou sem fins lucrativos por sua conta. É o prestador de serviços sem vínculo empregatício. O profissional liberal "o liberal é designado para aquele profissional que tem total liberdade para exercer a sua profissão. Ele pode constituir empresa ou ser empregado, no entanto.  O profissional liberal é sempre de nível universitário ou técnico. Também está registrado em uma ordem ou conselho profissional e é o único que pode exercer determinada atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com