TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia das redes mundiais

Por:   •  5/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  12.611 Visualizações

Página 1 de 8

Geografia

Geografia das redes mundiais

E com o início da era digital, na qual todos querem ficar conectados à internet. Além disso, ter informações vinte e quatro horas por dia, e com comunicação mais rápida, e meios de transportes cada vez mais desenvolvidos.

 A globalização começou devido à busca por lucro, quando o capitalismo provocou mudanças ao redor do mundo, a expansão marítima foi o que possibilitou o desenvolvimento do capitalismo nesse primeiro momento. Os europeus, saindo da crise do feudalismo, entraram em suas embarcações movidas à vela e singraram os oceanos em busca de fontes consumidoras e fontes fornecedoras de matérias-primas, no século 18, a indústria e o surgimento da tecnologia contribuíram para o processo de globalização, e com isso houve o desenvolvimento do mercado industrial, e com isso teve os investimentos dos ingleses em outros continentes ajudando assim com o crescimento. No século 20, nos anos 1990, acontece o desenvolvimento do capitalismo especulativo, graças às transações permitidas pelo uso da internet e com isso começou a entrar em países com mais força e, graças ao desenvolvimento da tecnologia, foi alcançando cada vez mais espaço.

Os meios de transporte também foram fundamentais para a expansão do capitalismo, favorecendo o crescimento da economia. Com o barco, as locomotivas a vapor e, mais adiante, o transporte aéreo, o homem passou a vencer maiores distâncias em um curto espaço de tempo. Graças ao aumento da evolução dos transportes, o capitalismo e a globalização conseguiu vencer varias barreiras, tendo assim  uma maior integração econômica entres os países.

Os fluxos dos materiais

A globalização, além da comunicação, acelerou também os meios de transporte e o fluxo de mercadorias no mundo, chamados de fluxos materiais (físicos). Esse aumento da circulação de mercadorias mundiais foi possibilitado pela integração sistemas imateriais (virtuais). Os meios de transporte, o comércio e a distribuição de mercadorias representam exemplos de fluxos materiais, pois essa gama de objetos possui materialidade e volume. Os sistemas técnicos que dão fluidez (movimento) ao espaço geográfico não são os únicos incorporados ao território de um país no mundo moderno. O avanço das tecnologias da comunicação e da informação delineou uma gama variadíssima de novos sistemas responsáveis por dar corpo aos denominados fluxos materiais.

Os fluxos materiais são aqueles representados por objetos que possuem materialidade e volume e, portanto, compõem uma imensa gama de sistemas de infraestrutura e de mercadorias. Já os fluxos imateriais são aqueles disseminados pelos meios de comunicação e informação, como a internet e a telefonia, e que influem em nossas vidas, alteram a nossa economia, mas que não são palpáveis e, portanto, não têm materialidade. Há uma relação de interdependência entre os fluxos materiais e imateriais. Se, por um lado, toda a infraestrutura dos setores de comunicação e informação compõe-se de uma base material, que compreende satélites, fiações, cabos submarinos etc., por outro, o que por elas é disponibilizado resulta em fluxos imateriais e que são utilizados pelas mesmas empresas responsáveis por fabricar todas essas tecnologias.

Os fluxos de ideias e informações

No mundo globalizado cada vez mais surge à necessidade de lidar com as informações. As informações são necessárias para desenvolver habilidades exigidas no mercado de trabalho, muito competitivo, que as exigem para manter a disputa econômica e tecnológica. Algumas tecnologias da informação, como computadores conectados à internet, teleconferência, telefone fixo e móvel, satélites, além de outros, favorecem de forma direta o fluxo de informações, isso em cadeia global. Podem-se considerar fluxos de ideias e informações a capacidade de trocar informações a nível mundial que envolve as relações comerciais e influenciam na cultura dos povos. Essas informações, que por sua vez detêm as ideias, são aceleradas por uma rede de satélites e cabos que conectam os computadores da rede mundial, transmitem programas televisivos e possibilitam institutos de ensino superior e tecnológico divulgar com maior rapidez seus estudos. Os quais são usados para manter o mundo das ideias dinâmico e em expansão. Os fluxos de informações vêm aumentando em todo planeta, isso se deve, principalmente, pelo fato dos custos com as novas tecnologias e serviços (como telefone fixo e móvel, além da internet) estarem gradativamente diminuindo, desse modo, atingindo uma quantidade cada vez maior de pessoas. Tanto a rede de telecomunicação quanto os fluxos de informações não possuem a mesma configuração em todas as partes do mundo, pelo contrário, são bastante desiguais. Isso é explicado pelo fato de que os países desenvolvidos detêm o monopólio das informações que circulam no mundo. A maioria das agências de notícias como as redes de TV, se encontra nesses países, que possuem domínios sobre os satélites, de onde vêm as principais informações. A desigualdade quanto ao uso das novas tecnologias é provado quando se observa que em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, França e Alemanha, cerca de 63% de suas respectivas populações têm acesso à internet. Enquanto que em países da África Subsaariana, somente 1,3% da população tem acesso a essa tecnologia.

As cidades Globais

As cidades globais também conhecidas como metrópoles mundiais, às cidades globais são aquelas que possuem influência em nível mundial. Portanto, as cidades globais possuem influência nos centros urbanos do próprio país e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes. As cidades globais possuem grande importância para a economia mundial. Recebem estudantes, trabalhadores qualificados e pesquisadores do mundo todo. Geram, além de riqueza, quantidade significativa de conhecimentos científicos de qualidade. Em função da vida cultural dinâmica, são também importantes centros culturais, recendo grandes quantidades de turistas anualmente. São importantes no processo de globalização econômica e cultural, que vem ocorrendo no mundo nas últimas décadas.

Nessas cidades, há grande concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de transnacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades. São dotadas de infraestrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, centros de convenções e eventos, museus e bancos. Possuem serviços bastante diversificados, como jornais, teatros, cinemas, editoras, agências de publicidade, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com