TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia - Ensino Médio - As Redes, Os Produtos E A Marca

Dissertações: Geografia - Ensino Médio - As Redes, Os Produtos E A Marca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  11.358 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade de Geografia

Juliana F. Oliveira, 1° ano de informática matutino

Página 104 - Questões de compreensão e análise

1. Analise o papel das inovações tecnológicas na modificação das relações interpessoais, dando exemplos do seu dia a dia.

2. Diferencie investimentos produtivos de investimentos especulativos e explique a razão pela qual os últimos constituem um risco à economia mundial atual.

3. Quais foram as transformações ocorridas no papel do Estado com o processo de globalização?

4. Leia o texto (As redes, o produto e a marca) e resolva as questões.

a) De acordo com a lógica do atual capitalismo, a "simples" tarefa de fabricar um produto "pode e deve ser delegada a terceiros". Quais seriam os países onde são fabricados os produtos que levam a marca das multinacionais?

b) Quais os motivos para a escolha desses países para a fabricação dos produtos?

c) De acordo com o texto, quais são as atividades profissionais mais importantes para algumas corporações multinacionais?

d) Dê pelo menos um exemplo de um produto que você utiliza no dia a dia que tem a marca de uma multinacional e cuja produção segue o sistema mencionado no texto.

Respostas

Atualmente, as inovações tecnológicas interferem e provocam grandes mudanças na nossa vida. É possível perceber, a qualquer momento, que estamos em uma época de imensa expansão tecnológica. Pessoas carregando e usando seus produtos (sejam eles eletrônicos ou não) em todos os lugares que vão. Isso acontece por uma sequência de fatos que, nesse momento, são inevitáveis. A tecnologia tem a importância que atribuímos a ela, e, como muitas vezes ela facilita atividades do dia a dia, deixando a nossa vida mais prática e promete estreitar qualquer tipo de relação (social ou econômica), a tendência (e o que realmente acontece) é ficarmos agradecidos pela sua existência. Com isso, há um "endeusamento" dessas utilidades, e muitos ficam obcecados por elas, ao invés de apenas usá-las regularmente, como seria o essencial. Até mesmo aqueles mais desinformados ou sem conhecimento na área se sentem obrigados a aprender, se adequar, dominar a área, tendo em vista que a grande maioria já tem acesso e uso constante da mesma.A partir disso e, com essa promessa de sempre obter facilidade, vamos cedendo cada vez mais e acabamos sendo presos por dependermos e sermos tão influenciados por esses recursos novos e promissores.

Exemplos comuns de situações nas quais nos encontramos submetidos a tecnologia:

Coisas simples, como o despertador, foram criados com tecnologia (obviamente), e vários modelos com mais funções foram sendo desenvolvidos com o passar do tempo. Nesse caso do despertados, há poucos anos atrás, o comum era um relógio manualmente programado para tocar em um horário, porém agora, o mais usado é o do celular, que além de só tocar em certa hora do dia, pode-se ajustar para tocar em vários dias, escolher uma música para ser usada como o toque, e até mesmo determinado para ter alarmes dependendo do local onde você está. Apesar de algumas funções não serem tão necessárias, achamos isso algo essencial, já que estamos acomodados a não acordarmos sozinhos, mas apenas com o barulho do despertador, o que significa que, se ficássemos sem despertador por alguns dias, muitos iriam perder o horário para seus afazeres.

A calculadora é outra coisa simples (e que também está disponível no celular) que facilita bastante principalmente para nós, estudantes. Hoje em dia pouca gente pode responder qual é a raiz cúbica de 729 sem usar uma calculadora. Alguns podem ser por estarem apenas com preguiça de pensar, porém a grande maioria não deve saber nem como calcular a raiz, já que sempre precisou apenas da calculadora para isso.

O computador com internet é provavelmente o que mais dependemos (depois do celular), já que ele dispõe de jogos, programas para várias utilidades (desde digitar projetos, como esse trabalho, à criação de softwares), livros virtuais/e-books (disponíveis online, os quais podemos acessar de qualquer lugar do mundo sem precisar gastar espaço na mala com um livro em si), textos e sites de ajuda escolar (o que muitos, com preguiça, preferem, ao invés de lerem livros grandes, já que as respostas na internet muitas vezes estão prontas, e em outro caso seria necessário ler e interpretar textos), entre várias outras serventias. Sem esses auxílios, é bem provável que, especialmente os estudantes, fossem mais estudiosos naturalmente, já que iam precisar ler mais para obter mais conhecimento sem pegar qualquer coisa pronta que acham pela internet, porém também haveria a parte que dificultaria na propagação de informação e notícias e desenvolvimento de novas tecnologias.

Finalmente, o principal causador de dependência: O celular. Com ele, além de fazer ligações (que é a sua função principal), podemos usar as redes sociais (as quais usamos para conversar, conhecer e até mesmo paquerar pessoas de todos os lugares do mundo), usarmos jogos, aplicativos que auxiliam na escola (calculando média e organizando datas de provas e trabalhos), leitura de livros de graça, para ouvir músicas (no momento em que são lançadas) e saber de tudo que ocorre em todo o mundo (aquilo que é divulgado, sobre a sociedade em si ou famosos, moda e afins). Entretanto, o principal problema (não só nesse caso, mas em outros, ressaltando o exemplo do computador e internet) não é a utilização em si, mas sim o excesso da mesma.

A partir do momento que a pessoa se encontra viciada nesses aparelhos ou usando de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com