TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REDES SOCIAIS VIRTUAIS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Por:   •  15/12/2014  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

A inserção e popularização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) nos diversos âmbitos da sociedade contemporânea nos remete a necessidade de se pensar as transformações constantes que tais adventos trouxeram para o nosso cotidiano. Em uma geração que já nasceu em meio a computadores, internet, telefone celular, entre outros símbolos do mundo globalizado nascem questões acerca das utilidades positivas que a tecnologia pode trazer para melhorar e influenciar na produção de conhecimento desses jovens que têm a tecnologia inserida em seu cotidiano. As questões que serviram como base para a elaboração e a definição dos caminhos da pesquisa que rege este trabalho partiram do pressuposto de que os jovens – cada vez mais conectados – estão em um mundo acelerado, onde recebem e enviam informações em apenas um “clique”, e a escola, o ambiente onde há a organização, produção e difusão do conhecimento deve estar preparada para lidar com as novidades que acercam o novo modelo sociocultural inserido no século XXI.

Há diversas linhas que se podem seguir para um estudo e análise da relação entre o ensino e o avanço tecnológico, mas atualmente a Internet é um dos maiores meios de informação e comunicação, e dentro deste contexto virtual, o uso de redes sociais vem se tornando cada vez mais comum, o que nos faz refletir sobre a influência que tais ferramentas têm sobre os jovens e no que podem auxiliar quanto ao processo de ensino e aprendizagem.

A pesquisa teve como base utilizar as ferramentas da rede social Facebook, tendo em vista a sua popularização e aceitação pelos internautas do Brasil nos últimos anos, e procurou analisar a forma de interação que se dá entre seus usuários. O uso da rede social como campo de pesquisa e como meio de divulgação de trabalhos de cunho geográfico tem como objetivo destacar os pontos positivos que estão por trás dessa necessidade de se estar sempre conectado, se mantendo em contato com pessoas, grupos e organizações de toda parte.A pesquisa está volta para um lado de auxílio e aprimoramento do ensino e aprendizagem de Geografia, tendo em vista que o acesso será feito para direcionar os alunos aos conteúdos construtivos que se encontram na Internet redirecionando a forma de se lidar com essa facilidade de acesso às informações.

Os principais desdobramentos da utilização da rede social, considerando o desenvolvimento e a interação dos alunos, e a investigaçãodas mudanças causadas no

10

processo de ensino e aprendizagem através da utilização da rede e demais ferramentas virtuais para elaboração do trabalho são pontos importantes na execução do pesquisa.

Para um embasamento teórico que se aproprie das investigações que se seguem na execução da pesquisa, o primeiro capítulo traz a uma discussão acerca das características da sociedade contemporânea, tendo em vista as grandes mudanças que moldaram a mesma. A revolução informacional é consequência de uma evolução histórica, cultural e tecnológica potencializada no século XX e consiste não apenas na massificação de aparatos tecnológicos e meios de comunicação, mas na nova estrutura social onde os indivíduos se conectam com grande velocidade e escalas globais, gerando uma ideia de que todos estão interconectados de forma homogênea, porém traz uma análise crítica acerca das contradições dessas relações. Seguindo as influências dos avanços tecnológicos, é discutido em seguida a evolução da Internet, tendo em vista que a mesma é um dos maiores símbolos do aumento da velocidade dos fluxos e das escalas de informação.

Em seguida, as evoluções no âmbito educacional são discutidas em meio a afirmativa de que a escola é reflexo da sociedade na qual está inserida, sendo assim, os aspectos tradicionais e os mais avançados são analisados e discutidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com