TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão, Educação Ambiental e Sustentabilidade

Por:   •  22/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO: Biologia licenciatura (Segunda licenciatura)

DISCIPLINA: Gestão, Educação Ambiental e Sustentabilidade

DISCENTE:

DOCENTE: Solange Aparecida Bispo dos Santos

POLO: Aracaju-SE

ANO: 2018

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO CICLO 2

Com base nas leituras propostas, elabore a seguinte atividade:

Faça uma pesquisa sobre sistemas de gestão ambiental (SGA) implementados por em¬presas. Escreva um texto de aproximadamente uma lauda discutindo os pontos positivos e ne¬gativos dos sistemas de gestão ambiental adotados, citando o ramo de atuação das empresas. Aponte soluções para os pontos negativos encontrados.

O desenvolvimento do ser humano ao logo da história levou a uma crescente necessidade de consumo de objetos, bens e produtos para desenvolver e evoluir suas diversas atividades. Ao longo do tempo a demanda de consumo sempre vem aumentando e as necessidades de consumo também. Novos produtos surgem e movimentam um mercado que segue um movimento cíclico de: produção-consumo e descarte. Esse processo é interminável e acompanha uma infinidade de produtos produzidos pelo homem. Nessa visão é fundamental salientar que o descarte do produto fabricado tem que ser depositado em algum lugar e com a crescente produção todos os dias, o lixo acumulado só vem aumentando a ponto de algum dia no futuro não haver espaço suficiente no Planeta para armazenar todo esse lixo.

A partir do exposto acima, consequentemente aliado à produção, uso e descarte de produtos, constata-se que inevitavelmente há um grande impacto para o meio ambiente em toda cadeia de fabricação de um produto. É nesse sentido que o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é enquadrado para nortear os atos de uma empresa em busca de um equilíbrio do ser humano, da indústria e do meio ambiente. Se tomarmos como exemplo uma grande empresa petrolífera, onde possui uma grande cadeia de processos que envolvem enormes descartes de resíduos para o meio ambiente, o SGA é extremamente importante, tendo em vista a grande emissão de poluentes que toda a cadeia dessa empresa aplica como impacto para a natureza.

Diante dessa perspectiva, essa empresa tem como responsabilidade a fabricação de produtos cada vez menos agressivos ao meio ambiente e também tem inerente uma responsabilidade de acompanhamento desse produto do momento de produção, até o uso consciente, descarte e/ou emissão de gases poluentes.

Outras empresas, a exemplo de empresas do ramo de produção de equipamentos de informática, que como sabemos produz todos os anos milhões de toneladas do chamado “lixo digital”, também se tomariam como extremamente necessário implantar o SGA, tendo em vista que essas empresas produzem um grande impacto no meio ambiente. Algumas iniciativas de implantação do SGA de empresas desse ramo já podem ser vistas aqui no Brasil, a exemplo da empresa Positivo, marca de equipamentos de informática que tem em sua politica uma responsabilidade com o meio ambiente.

Diante do exposto acima, os pontos positivos da implantação da SGA por parte dessas empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com