TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra Fria

Por:   •  11/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

A Guerra fria gerou a divisão geopolítica da Europa que perdurou até 1989, cm a queda do muro de Berlim, paredão que dividia a cidade ao meio desde 1961. A Europa Ocidental e a Europa Oriental, antes de serem espaços definidos pela Geografia ou pela história, foram fruto da Geopolítica. A fronteira estratégica, denominada pela expressão Cortina de Ferro, passou a separar dois espaços antagônicos:

O ocidente, organizado em torno da economia de mercado e liderado pelos Estados Unidos, e o Leste, reestruturado pela planificação central da economia e subordinado a União Soviética.

  • O espaço europeu depois da Guerra Fria

Em 9 de novembro de 1989, sob o fogo de imensas manifestações populares nas maiores cidades do pais e a pressão das reformas do líder soviético Mikhail Gorbachev, o regime comunista da Alemanha Oriental anunciou a abertura da fronteira interalemã de Berlin. Essa fronteira, brutalmente materializada no Muro de Berlim, representava a principal linha dermacatória entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental. Ela simbolizava a divisão da Alemanha e a Bipartição geopolítica do continente.

A queda do muro de Berlim assinalou o encerramento da Guerra Fria. Nos meses anteriores, um movimento popular havia derrubado os regimes de partido único dos blocos soviéticos na Europa Oriental.  Nos dois anos seguintes, dissolveram-se as estruturas estratégicas econômicas – o Pacto de Varsóvia e o Comecon- Que cimentavam o espaço Geopolítico da Europa Oriental. Paralelamente, desenrolou-se a unificação alemã, sob a forma da incorporação da RDA pela RFA. Em dezembro de 1991, a própria União Soviética completou a sua implosão, fragmentando-se em 15 estados, formalmente independentes.  

De um lado o fim da Guerra Fria desencadeou o processo de mudanças de fronteira e estabelecimento de novos estados n Europa Centro-Oriental. As mudanças, entretanto foram alem das fronteiras políticas – a fronteira estratégica da cortina de ferro desapareceu, permitindo a expansão  das estruturas estratégicas para os territórios do antigo bloco soviético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com