TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Educação e da Pedagogia

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Conteúdo

INTRODUÇÃO        2

CONSIDERAÇÕES FINAIS        3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        3

INTRODUÇÃO

No livro História da Educação e da Pedagogia publicado em 2006, pela a autora Maria Lúcia de Arruda Aranha, licenciada em filosofia pela Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). No capitulo dez ela trata da contextualização da educação contemporânea e seus principais nomes que deram sua contribuição histórica para chegarmos na educação que temos hoje, mostrando visões diferentes outras tradicionalistas e a transição de ideias e idealistas, como Marxismo, Positivismo, fenomenologia e suas respectivas contribuições históricas.

A partir da percepção de que as ciências humanas contribuem para a educação contemporânea, Aranha discorre sobre como se dá essa influência no campo do ensino.  Para a autora assim como a sociologia ajuda a entender a evolução da sociedade através da educação, a psicologia ajuda a melhorar o individuo e como inseri-lo no campo educacional de forma a facilitar sua compreensão, para isso é aplicado a psico pedagogia, deste modo se entende melhor a criança, como ela pensa e qual a melhor forma de transmitir conhecimento, técnicas como essa está diretamente ligada a psicologia pedagógica, esta que por sua vez tem dado suporte educacional, facilitando e aperfeiçoando técnicas de ensino. Segundo Aranha O positivismo está impregnado nas ciências humanas, deste modo têm influencia direta na educação, para ela Emile Durkheim  sua sociologia e o behaviorismo, teve significância relevante para a mudança  perceptiva de uma orientação intelectualista para idealista e individualista.  Afirma que Durkheim trouxe também o descricionismo voltado a descrever e interpretar os elementos educacionais, Aranha se embasa em Durkheim e relata que para ele a educação e ensino dos mais adultos sobre os que ainda não se encontram preparados, ou seja, dos adultos sobre as crianças ainda em formação, afirma que para ele as crianças são mutáveis. A fenomenologia tem contribuído para a discussão e valorização dos aspectos culturais que envolvem o ser, esse método auxilia junto com a filosofia existencialista a abordagem no que tange s ciências humanas que por sua vez passa a tentar compreender o educando como um ser capaz de criar ou de possuir sua própia essência.

Pragmatismo que tem como principal nome William James, para James o pragmatismo nada mais é do que a objetividade das coisas, tratar algo de forma especifica sem rodeios, de forma enfática e incisiva, na educação o pragmatismo influência  por sua objetividade por atribuir poder simbólico para o educando. Este novo modelo de educação tinha como vertente defender uma educação ativista, para que desta forma os interesses de uma sociedade instrumentalizada ou instruída para tender a uma necessidade mercadológica dentro de um contexto temporal de época. As tendências não diretivas rejeitam o autoritarismo, por temer o risco sempre presente de doutrinação que assalta até o professor “bonzinho”, quando induz a criança a agir como ele quer, com persuasão, sem deixar espaços para as atividades do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com