TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Historia Da Pedagogia

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Historia Da Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 2

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRA-REFORMA CATÓLICA.

Os séculos XVI foi marcado com a união burguesa feudal, o que marcou no século XVI, foi a crise do catolicismo.

Lutero foi muito importante para reforma protestante, ele não concordava com as vendas das indulgências e com o direito de ensino apenas para religiosos que faziam parte do clero. Com a reforma protestante a leitura e entendimento da bíblia eram permitidos e a difusão deste fator educacional que passou a ser direito da população. As escolas foram organizadas em quatro áreas de ensino, mesmo assim Lutero que incentivou a leitura a bíblia para todos, acabou voltando atrás dando o direito à leitura somente para pastores e lideres.

A contra reforma continuou a defender a educação como direito das elites e dirigentes. Em Portugal a companhia de Jesus, que foi fundada por Inácio de Loiola e um pequeno grupo de discípulos em função da reforma protestante e expansão do luterialismo na Europa.

Foi neste contexto histórico que iniciou a educação Brasileira que não é difícil de ser estudada e compreendida porque evoluiu muito com a chegada dos Portugueses no território Brasileiro, eles trouxeram um padrão de educação próprio da Europa.

Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil em março de 1549, mas os indígenas que viviam no Brasil já possuíram suas próprias características baseadas na agricultura e na pesca.

Quando os jesuítas chegaram ao Brasil, eles não trouxeram apenas a moral e os costumes religiosos da Europa, trouxeram também os métodos pedagógicos.

Os portugueses descobridores do Brasil com a intenção de colonizar, trouxeram os jesuítas com a missão de civilizar o povo nativo, mas esta função não foi tão fácil assim, era um povo dócil, porém com raízes culturais próprias, no modo de viver, vestir, etc..

Assim os jesuítas começaram a catequizar e instruir os índios, mas não tiveram muito sucesso devido estes povos já estavam adaptados as suas origens, tinham língua própria e costumes, sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com