TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Representação Topográfica

Artigo: A Importância Da Representação Topográfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

A Importância Da Representação Topográfica

Do Relevo Para Arquitetura

Universidade Anhanguera Niterói – UNIAN

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar a importância que a topografia tem para a arquitetura. Pois através das informações geradas pelas analises topográficas é que visualizamos a real situação do terreno com suas imperfeições. Possibilitando ao projetista do empreendimento a realizar as intervenções necessárias para a construção da edificação a fim de evitar erros, que possam causar prejuízos físicos e financeiros.

Palavras-chave

Analise da superfície; arquitetura; representação topográfica; relevo; curva de nível; topografia.

Texto do trabalho

A topografia e definida como a ciência que estuda e analisa uma determinada superfície, indicando seus acidentes geográficos possibilitando a sua visualização por meio de representação gráfica por cartas ou plantas topográficas. Tem como finalidade, mapear e identificar certa superfície revelando suas imperfeições, relevos, elementos do local, metragem, coordenadas, etc. Em sua historia a topografia surgiu junto à cartografia, tendo em vista que o homem precisava demarcar o seu território.

A representação tipográfica e de suma importância na arquitetura pois e uma ferramenta de que orienta no desenvolvimento e auxilio para a construção, oferecendo variadas aplicações em implantação de projetos tais como, arquiteturas, edificações, planejamento urbano entre outros.

Uma das primeiras informações que o projetista precisa saber antes de iniciar o planejamento de uma construção são as dimensões e condições do terreno aonde ela será alocada. Informações sobre variação das cotas, se existe ou não elementos que possam interferir na obra – árvores, lagos, rio, etc – esse tipo de análise determina previamente se no local deverá ser feita uma terraplanagem, mudança de árvores no local da obra, ou até mesmo retira-las. Esses dados são fornecidos pelo profissional em topografia, ele faz o levantamento dos elementos existentes no terreno assim como a variação de cotas no local.

A planta topográfica é a primeira planta que o projetista entrega, já com a localização da edificação ou construção no terreno. A partir desta planta que são indicadas as áreas que deve ser feitas terraplanagem, fundações, paredes, vigas, etc.

O topógrafo além de participar e confeccionar o planejamento e o projeto de construção, também atua na execução e acompanhamento da obra. Analisando se a execução esta adequada e satisfatória, Ele também trabalha com o monitoramento de toda a obra, verificando se houve deslocamento de estruturas. Para fazer todo este estudo de solo na obra é utilizado um aparelho chamado Estação Total.

Com as informações fornecidas pelo levantamento topográfico, é possível avaliar a superfície do terreno e verificar a real geometria altimetrica do terreno, trazendo informações seguras para quem realizar o estudo da massa, sendo esses engenheiros ou arquitetos.

A topografia na arquitetura fornece aos projetistas, engenheiros ou arquitetos os primeiros passos para a elaboração, planejamento e execução do projeto. Fornecendo as condições e informações para o bom aproveitamento da superfície analisada.

Através dos dados fornecidos pelas representações topográficas é o que da ao arquiteto as condições necessárias como medida do terreno, nível em relação a rua e as construções adjacentes, alinhamentos dos muros e meio fio, arvores, postes e caixa de drenagem.

1. Escala Gráfica:

A topografia entra no ramo da arquitetura também pela elaboração de escalas nos terrenos. Esta forma de representação de escala é utilizada principalmente para acompanhamento de reduções e ampliações de plantas ou cartas topográficas, em processos fotográficos comuns ou xerox, cujos produtos finais não correspondem a escala nominal neles registrada. A escala gráfica fornece de imediato e sem cálculos o valor real das medidas executadas sobre o desenho, qualquer que tenha sido a redução ou ampliação feita no mesmo.

Alguns critérios devem ser seguidos para a elaboração desse tipo de escala:

1) Conhecer a escala nominal da planta;

2) Conhecer a unidade e o intervalo de representação desta escala;

3)Traça uma linha AB reta de comprimento igual ao intervalo na escala da planta;

4)Dividir esta linha em 5 ou 10 partes iguais;

5) Traçar à esquerda de A um segmento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com