TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Controle

Projeto de pesquisa: A Importância do Controle. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A importância da Controladoria

As empresas atuais que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional para a sua sobrevivência. Com esse novo cenário surge um órgão interno com a finalidade de garantir informações exatas e que ajudem nos processos de tomada de decisões, que esteja sempre pronta para apoiar a diretoria da entidade nos processos de gestão. Surge então a controladoria.

A necessidade de manter a empresa competitiva no mercado, exige cada vez mais uma equação que una as informações de produtividade, eficiência, alta lucratividade com custos menores. Uma função que antes era somente de apoio passa a ter maior importância estratégica, suprir as necessidades e demandas da empresa.

A controladoria se apoia num sistema de informação e uma visão multidisciplinar, sendo responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir de forma adequada às necessidades de informação dos gestores conduzindo os durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões. Por isso é que se exige dos profissionais da contabilidade e da controladoria uma formação solida e abrangente a cerca do processo de gestão organizacional.

O que é Controladoria

A Controladoria nasceu devido ao crescimento e a complexidade na estrutura organizacional das empresas, exigindo melhores práticas de gestão, dentre as quais, o gerenciamento das finanças no processo de condução dos negócios, exigindo maior grau de responsabilidade do profissional de finanças.

Entretanto, vivemos em uma nova era na qual o mundo dos negócios é altamente dinâmico e competitivo e a economia globalizada. Nesse contexto, diversos fatores fazem a diferença entre quem pretende permanecer nesse universo.

O pensamento lógico é construir, por meio de um modelo de gestão de planejamento e controle empresarial, uma base sólida que permita a continuidade dos negócios de uma empresa para as suas futuras. Sendo assim, a controladoria, nesse novo cenário passou a assumir o papel de suma importância.

Na condução de subsídios para o planejamento, controle e a tomada de decisões.

A Controladoria tem por missão otimizar os resultados da empresa, para garantir a sua continuidade, por meio da integração dos esforços das diversas áreas. As funções que determina o papel e requisitos para uma atuação eficaz, segundo Kanitz, são as seguintes:

Informações: Compreendendo os programas contábeis e financeiros da empresa, sistema de pagamentos, recebimentos e folha de pagamentos, etc.

Motivação: referente aos efeitos dos sistemas de controle sobre o comportamento das pessoas diretamente atingidas.

Coordenação: Visando centralizar as informações com vistas a aceitação de planos sob o ponto de vista econômico e a assessoria da direção da empresa, não somente alertando para situações desfavoráveis em alguma área, mas também sugerindo soluções.

Avaliação: Com o intuito de interpretar fatos e avaliar resultados por centro de resultado, por área de responsabilidade e desempenho gerencial.

Planejamento: de forma a determinar se os planos são consistentes ou viáveis, se são aceitos e coordenados e se realmente poderão servir de base para uma avaliação posterior.

Acompanhamento: relativo a continua verificação da evolução dos planos traçados para fins de correção de falhas ou revisão do planejamento.

A Controladoria é a ciência, na realidade é o atual estágio evolutivo da Ciência Contábil. A Contabilidade saiu das ultimas duas ou três décadas, da teoria do lucro (mensuração, comunicação de informação) para a teoria da decisão (Modelos de decisão e produtividade) com isso, unindo esses conceitos podemos entendê-la como ciência e como a forma de acontecer a verdadeira função contábil.

A controladoria é um papel gerencial que precisa ser desenvolvida por um profissional contábil capacitado e com um conhecimento amplo. A busca contínua por atualização e por novas soluções são apenas o começo de um caminho para quem pretende seguir neste mercado. O que as empresas vêm buscando é um profissional que esteja capacitado e disposto a assumir o papel de conselheiro imparcial e não de um crítico insatisfeito.

Segundo Mosimann e outros “ a controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos a gestão econômica. Pode ser visualizada sob dois enfoques.

a) Como um órgão administrativo com missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão e sistema empresa;

b) Como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências”.(Mosimann, p85)

“Sob esse enfoque, a controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficácia”(Mosimann,p96)

A Controladoria pode ser definida, então, como a unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro da empresa. Considerando que a Ciência Contábil é a ciência do controle em todos os aspectos temporais-passado, presente, futuro-, e, como ciência social, exige a comunicação de informação, no caso econômica, a Controladoria cabe a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da Ciência Contabil dentro da empresa, nas suas mais diversas necessidades.

A Controladoria é a utilização da Ciência Contábil em toda sua plenitude.

Controller

Para ser um bom controller é de extrema necessidade ter o conhecimento em gestão organizacional, recursos humanos, produção, Contabilidade, Finanças, etc., pois esta área é considerada um órgão de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização. Este conhecimento vem de um controle preciso e eficiente de indicadores da empresa, que envolvem melhor gerenciamento da contabilidade, custos, finanças e tecnologia da informação.

Para ser um bom controller é necessário ter o conhecimento em gestão organizacional, de recursos humanos, supply e produção, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com