TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mata do Pinhais

Por:   •  7/6/2016  •  Seminário  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Fatores bióticos e abióticos que atuam na formação da mata dos pinhais ou também conhecida como mata das araucárias. Localizada entre a região Sul e Sudeste presente no estado de São Paulo, mas com sua concentração mais perceptível nos estados do Paraná e Santa Catarina de acordo com a (Figura 01)

Figura 1 Mapa das matas do Brasil

Fonte: Floresta nativa

Está situada Geomorfológicamente no primeiro planalto da Serra do Mar, mas se encaminha para o segundo e terceiro planalto adentrando ao continente cujo compartimento geomorfológico que está localizado na região Sul e Sudeste de acordo com a (Figura 2). O tipo de solo da região é caracterizado como um solo formado geologicamente com o mineral basalto, classificado geralmente como solo de “Terra Roxa”, este tipo de solo possui significante fertilidade, fator diretamente ligado à manutenção do ecossistema.

Figura 2Mapa da Serra do Mar

Fonte: We work around the world

O clima da região é classificado como um clima subtropical, e diretamente na classificação geral climática mundial como clima temperado que contém estações bem definidas, onde as caraterísticas das estações são perceptíveis, ao longo do ano numa escala espaço temporal. De acordo com Cunha (2009) podemos entender como classificação:

A classificação climática tem como objetivo a definição dos limites geográficos dos diferentes tipos de clima que ocorrem em todo mundo, sendo considerado um estudo básicopara áreas afins. Ela apresenta três objetivos que se inter-relacionam: ordenar grande quantidade de informações, facilitar a rápida recuperação e facilitar a comunicação. Para isso,faz-se a descrição e mapeamento das regiões climáticas, necessitando-se identificá-las eclassificá-las em diferentes tipos.

Dentre os fatores abióticos que contribuem para a formação de um ecossistema temos o clima, que é formado de maneira geral por fatores e elementos, nessa temática, duas vertentes diretamente ligadas à caracterização de um determinado tipo de clima são a precipitação e a temperatura, onde a Precipitação anual está em torno de 1250 mm anuais e a Temperatura média anual está dentro do balanço térmico na casa dos 18ºC segundo aEMBRAPA SOLOS (2005)

O tipo de solo da região se apresenta como um solo bem desenvolvido, esse tipo de solo é ideal para a fixação da vegetação, e dentro dessa caracterização do solo da mata dos pinhais, é perceptível que o solo contribui para fertilidade fornecendo nutrientes para a vegetação tendo um papel importante na caracterização ambiental da área. De acordo com a (Figura 03) evidencia-se a desenvolvimento dos solos. Nessa perspectiva LEPSCH (2002)entende como processo de evolução dos solos:

Através do intemperismo as rochas se transformam em um material friável no qual surgem as plantas, cujos restos vão se decompondo e formando húmus. As argilas também se formam, simultaneamente com esses processos, e as águas que infiltram no terreno podem arrastá-las, fazendo com que se desloquem de uma profundidade para outra. Deste modo, pouco a pouco, sob a ação de um conjunto de fenômenos biológicos físicos e químicos, o solo começa a formar-se, organizando-se em camadas de aspecto e constituição diferentes, aproximadamente paralelas à superfície, que são denominadas horizontes. O conjunto de horizontes, num corte vertical que vai da superfície até o material que deu origem ao solo, é o perfil do solo.

Figura 03 Formação dos solos

Fonte: Marina Lourenzo 2010

A vegetação está dentro da configuração de um ecossistema como um elemento biótico, a espécie vegetal que está presente no local é em sua maioria a Araucariaangustifólia que nomeia a região como mata das araucárias. Hoje essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com