TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Solar

Ensaios: Sistema Solar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de Aula

Sistema solar e seus componentes

Deficiência auditiva

Flexibilizações: Recursos e Tempo

Disciplinas: Geografia, Ciências, Matemática, Artes e Língua Portuguesa.

Ano

6º.

Tempo estimado

Quatro aulas.

Objetivos

- Conhecer os planetas do sistema solar e os movimentos de rotação e translação; perceber a formação das cores secundaria; trabalhar com escala; observar as fases da lua; estudar a terra e seus movimentos; conhecer equipamentos robóticos usados na astronomia.

Conteúdos

- Componentes do sistema solar.

- Movimentos (translação e rotação) de alguns astros do sistema solar.

- Confeccionar os planetas e montar um modelo de sistema solar; Elaborar um calendário lunar.

Material necessário

Slides coloridos com desenhos e fotos em PowerPoint gravados em DVD, vídeos gravados em DVD, aparelhos de TV e de DVD, bola de assoprar (amarela e azul), globo terrestre, esfera pequena de isopor ou massa de modelar ( para modelar os planetas), tintas guaches, arame, placa de isopor ou caixa de papelão, figuras dos planetas para demonstração.

Desenvolvimento

1ª etapa

Para introduzir o assunto, inicie a aula perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre o sistema solar. À medida que eles forem se manifestando, anote no quadro-negro palavras-chave que serão retomadas mais à frente. Conhecimentos trazidos pela turma podem conter erros ou imprecisões. Com frequência, o senso comum predomina no campo da astronomia. Não deixe de anotar também esses saberes para desmistificá-los e revê-los ao longo da atividade.

Flexibilização de recurso

Sempre que escrever no quadro-negro, faça esquemas bem coloridos e lembre-se de virar de frente para a classe para que o aluno com deficiência auditiva que tiver competência de leitura labial acompanhe melhor o que você está dizendo. Se houver alunos surdos, recorra o tempo todo ao intérprete de Libras.

Flexibilização de tempo

Quando usar o quadro para expor conteúdos, reserve um período maior para que aqueles com deficiência possam olhar ou fazer anotações, se for o caso.

2ª etapa

Inicie a projeção de slides que foram feitos e outros selecionados na internet disponíveis,e nos recortes (figuras) também, mostrando os diferentes astros que compõem o nosso sistema solar. Enquanto mostra as imagens, vá fazendo perguntas para a turma sobre cada uma delas e também comentários. Remeta sempre às informações registradas no quadro-negro e faça com que as imagens levem todos a rever e ampliar as informações que tinham até então. Dê um tempo para que eles façam registros.

Sol - Ao mostrar a imagem desse astro, lembre que ele fornece a luz que chega a Terra e permite que haja vida. Por ter luz própria, ele é considerado um astro luminoso (todos os demais astros do sistema solar são astros iluminados). Registre esses conceitos no quadro enquanto explica. Em seguida, pergunte que outros astros eles conhecem, além do Sol, que também sejam luminosos. É provável que eles citem a Lua, por ela "brilhar" em diversas noites. Antes de comentar o erro, passe para o slide seguinte.

Lua - Exiba o slide e, com o globo terrestre e a esfera feita com a bola de assoprar, simule o movimento de órbita da Lua, pedindo que os alunos o reproduzam no caderno. Desenhe o mesmo no quadro e peça que comparem com o que haviam feito. Explique que a Lua é um satélite natural da Terra e não possui luz própria. Mostre as crateras que existem nela. Pergunte se alguém sabe quem foi o primeiro homem a descrevê-las, assim como as montanhas que observava. Se ninguém souber, diga que foi Galileu Galilei (1564-1642) que fez isso com um rudimentar telescópio. Por fim, lance a pergunta: como as crateras lunares foram formadas?

Asteroides - Comente que eles são corpos celestes muito pequenos, que orbitam em torno do Sol. Retorne ao slide sobre as crateras da Lua e associe aos asteroides.

Meteoritos - Recebem esse nome os asteroides que chegam à superfície da Terra. Devido ao atrito com a atmosfera, esses fragmentos aparecem como riscos no céu, as populares "estrelas cadentes".

Cometas - Esses astros são constituídos principalmente por fragmentos de rochas, gases e água congelada e também aparecem, de tempos em tempos, cortando o céu.

Flexibilização de recursos

Os slides, como todos os recursos visuais, são um material essencial para os surdos, além de ajudarem os demais a compreender o conteúdo. Durante toda a explicação baseada nos slides, recorra à ajuda de um intérprete de Libras.

Flexibilização de tempo

No fim da aula, dirija-se aos surdos e verifique em Libras ou por meio do intérprete se eles têm dúvida. Faça perguntas específicas. No início da aula seguinte, retome os conteúdos apresentados anteriormente. Isso ajuda os surdos a fixar o que aprenderam. Além disso, organize momentos para a intervenção individual feita por você, pelo intérprete ou por outros alunos.

3ª etapa

Continue apresentando os slides, fazendo perguntas e comentários com base nas respostas deles e no que as imagens revelam.

Planetas - Mostre uma imagem com todos os planetas do sistema solar (em escala de tamanho) e a representação das órbitas em torno do Sol. Introduza o conceito de translação. Nomeie os planetas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com