TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza das Rochas

Por:   •  4/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

UFRN - CERES [pic 1]

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

DHG0195 - GEOLOGIA GERAL

Docente: Lídia Gabriela Rodrigues de Souza

Discente: Rosemary Dantas da Silva                                                Turma: Noite

Resumo -. Resumo sobre a natureza das rochas

   Petrologia é o estudo sistemático de rochas. Nesse estudo se descreve, identifica (petrografia), e explica suas origens (petrogênese). Rochas são formadas pela união de dois ou mais minerais, porém existem rochas formadas de um só mineral, exemplos o calcário e o mármore.

   Sendo uma das muitas substâncias da terra, as rochas se diferem de um lugar para outro, devido seu processo de formação.

As diferenciações das rochas estão ligadas a uma série de fatores tais como modo de origem, composição, estrutura, textura, tipo de clima, declive, cobertura vegetal, tempo geológico etc.

 Baseado na origem às rochas pode se dividir em três grandes grupos:  Ígneas-formadas pela solidificação de massas de fusão ígnea vindas de regiões profundas da terra. Rochas sedimentares formadas da superfície da terra por acumulação de produtos de desagregação de rochas preexistentes de restos de seres vivos ou ainda por precipitação química. Rochas metamórficas formadas em profundidade sobre grande calor e pressão pela  alteração de quaisquer rochas ígneas ou sedimentares são rochas que sofrem alguma mudança química ou física posteriormente a sua formação.

Para estudar as rochas a petrologia usa técnicas geológicas de campo, análises químicas e estudos experimentais e petrográficos (macro e microscópicos).

Quatro são as divisões da rocha conforme a sua composição mineral:

*Monominerálica- formada somente de um mineral, exemplo calcário;

*Vidro Natural- quase homogêneo e por variar devido o lugar, não possui composição química definida;

*Matéria orgânica- produto de origem natural ou animal, que também pode formar rochas;

*Poliminerálica- agregado de dois ou mais minerais, onde muitos podem conter dúzia de minerais diferentes.

O que distinguem os grupos de rochas são seu modo de formação. Três são as principais formas de identificação de uma rocha: cor, textura e brilho. Porém existem outras propriedades para identificação das rochas, a clivagem, dureza e forma cristalina.

   Métodos muito exatos são usados hoje como o exame microscópico de lâminas delgadas de rochas(com 0,03 mm de espessura), a luz natural e à luz polarizada, e análise química.

Dois são os principais minerais félsicos e os dos minerais máficos. Os félsicos encontrados na crosta continental da terra, ricos em silício e alumínio, incluem feldspatos, fedspatoides, quartzo e moscovita. Enquanto que os máficos contém ferro e magnésio, piroxênios, olivinas, anfibólios e biotita.

   São os seguintes os minerais que constituem as rochas simples reconhecidas macroscopicamente: anfibólio, argila, augita, biotita, calcedônia, calcita, clorita, cordierita, dolomina, egirina, estaurotita, feldspato, granada, hiperstênio, hornblenda, ilmenito, leucita, magnetita, mica(sericita), mieroclínio, moscovita, nefetita, olivina, ortoclásio, piroxênio, plagioclásio, quartzo, talco, tremolita e zéolita.

   Saber reconhecer os minerais comuns formadores de rochas é essencial para o estudo e o exame macróscopico das rochas. Por ser de tamanhos pequenos os minerais na maioria das rochas, dificulta o seu reconhecimento. Uma lupa de bolso, com aumento de seis a nove vezes e uma boa iluminação, é de grande utilidade para observações desses minerais. Ainda para reconhecer a rocha é necessário além da composição mineral, analisar sua estrutura, textura e dureza de seus minerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com