TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Necessidade De Reciclar

Artigos Científicos: A Necessidade De Reciclar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 10

FUNDAÇÃO FRANSCISCO MASCARENHAS

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS- FIP

EDUCAR- CURSOS E CONSULTORIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

GYSLAYNNE MARY DOS SANTOS HERMENEGILDO

A NECESSIDADE DE RECICLAR

CAMPINA GRANDE- PB

ABRIL DE 2013

GYSLAYNNE MARY DOS SANTOS HERMENEGILDO

A NECESSIDADE DE RECICLAR

Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo científico apresentado ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em Educação Ambiental das Faculdades Integradas de Patos, em cumprimento às exigências para a obtenção do título de especialista.

Orientador: Prof. Israel Soares de Sousa, Ms.

CAMPINA GRANDE -PB

DE 2013

RESUMO

Observando a problemática do lixo, pode-se perceber que ele é visto como um problema ainda dentro das nossas casas. Ao colocarmos esses resíduos para fora, muitos brasileiros consideram que, “o problema está resolvido!” No entanto, é no momento da coleta que começam os maiores problemas. No município de Guarabira-PB, esses resíduos são lançados em lixões a céu aberto, os quais poluem o ar, as águas e o solo. Essa poluição acaba afetando a saúde da população, principalmente dos catadores de lixo. Para minimizar os impactos ambientais causados por esses resíduos, seria necessário um projeto de coleta seletiva, dentro dos lares, escolas e pontos comerciais. Seria necessário, a implantação de centros de reciclagem, assim como a construção de aterros sanitários. No município analisado esses projetos já existem e de acordo com o secretário de Saneamento é uma questão de tempo para que sejam concretizados.

Palavras-chave: resíduos, impactos, reciclagem

ABSTRACT

Observing the problem of garbage, it can be seen that it is seen as a problem even within our homes. By placing these wastes out, many Brazilians consider that, "the problem is solved!" However, it is the moment of collection that it begins the biggest problems. In the municipality of Guarabira-PB, these residues are released in open dumps, which pollute the air, water and soil. This pollution affects the health of the population, mainly of waste pickers. To minimize the environmental impacts caused by these residues it would be necessary a selective collection project, in homes, schools and commercial locations. It would be necessary to implement recycling centers, as well as the construction of landfills. In the municipality analyzed these projects have already existed and according to the Secretary of Sanitation is a matter of time before they are implemented.

Keywords: garbage, impacts, recycling.

1. INTRODUÇÃO

Estamos vivenciando a Terceira Revolução Industrial, estamos inseridos na era da tecnologia, da inovação, da automoção. Estamos sendo constantemente atingidos por uma grande variedade de tecnologias que nos permitem uma vida mais cômoda, mais rápida e mais eficiente. Estamos adorando essas conquistas. No entanto, existe uma preocupação: esses avanços acelerados tornam os bens materiais descartáveis, ou seja, em um breve período de tempo, iremos substituir um bem de consumo durável “ultrapassado” por um produto mais moderno. E os produtos “fora de moda” serão lançados no lixo. Lá, também serão lançados a infinidade de embalagens que fazem parte de nossa rotina, sejam os enlatados ou as sacolas que servem de transporte.

Esse acúmulo de material sólido aparentemente inútil, gera impactos no solo e no ar, principalmente quando descartado de forma imprópria. De acordo com o governo federal, cada brasileiro produz 1,1 quilograma de lixo em média por dia. No País, são coletadas diariamente 188,8 toneladas de resíduos sólidos. Desse total, em 50,8% dos municípios, os resíduos ainda têm destino inadequado, pois vão para os 2.906 lixões que o Brasil possui.

A nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) diz que, até 2014, todos os municípios brasileiros terão que transformar os seus depósitos inadequados de lixo, os chamados “lixões”, em aterros sanitários.

Analisando as consequências do lixo para o meio ambiente, surge uma alternativa oportuna e de uma viabilidade impressionante, a reciclagem dos resíduos sólidos. O reaproveitamento desses materiais dá subsídio para a produção de um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

A disciplina de Geografia tem em sua grade curricular a preocupação com o meio ambiente, analisando os impactos ambientais causados pela ação humana. Tendo em vista, o crescente desenvolvimento tecnológico, aliado ao consumismo exacerbado e consequentemente a produção de lixo. Esse trabalho tem o objetivo de analisar o destino dos resíduos sólidos no município de Guarabira-PB, inserido na Mesorregião do Agreste Paraibano e na Microrregião de Guarabira, sendo a maior cidade do interior do Estado.

2. O PROBLEMA DO LIXO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com