TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Geografia

Por:   •  12/4/2015  •  Exam  •  2.274 Palavras (10 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

Colégio Santa Terezinha

Ensino Fundamental – Séries Finais

GEOGRAFIA

 ALUNO: (A) _____________________________________________________

 SÉRIE: 8ª           TURMA: ______TURNO: MATUTINO DATA: 21/11/2006

 ÁREA DE CONHECIMENTO:  GEOGRAFIA                      BIMESTRE: 4º

 PROFESSOR (A): AELSOM

 MENSAGEM: Desejo que todos vocês obtenham êxito, findou-se uma etapa e logo será vencida outra. Parabéns!!! Boa Prova!!!

 INSTRUÇÕES:

  • Preencha corretamente o cabeçalho.
  • Use letra legível e evite borrões.
  • Não solicite nem empreste material durante a avaliação.
  • O uso de caneta preta ou azul é obrigatório.
  • Rasuras e uso de corretivos nas respostas implicarão em anulações das mesmas.
  • As questões somente serão corrigidas com o cálculo.
  • Questões com justificativas somente serão corrigidas se estas estiverem completas.
  • A interpretação faz parte da avaliação.

VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Questão: 01. Em homenagem ao dia da Consciência Negra 20/11.Julgue os itens em: V para os verdadeiros e F para os falsos.

Valor:1,0

Negros

Negro tom,

negro som,

negro bom.

Negro sangue branco,

negro bom de bola,

negro que pede esmola,

negro que chora

e ora por melhores dias.

Negras “vadias”.

Negro assassino,

negro quer tocar o sino.

Negro que morre na Candelária,

negro filho da Ismália,

negro que nasce na Somália.

Negro pelado no riacho,

negro que muitas vezes é capacho.

 Negros cheios de ilusão,

negros sem amor no coração.

Negros que esperam ler,

 negros que precisam escrever,

negros drogados,

negros desempregados.

Negros que carpiram (capinaram), que plantaram

e colheram café,

são os mesmos negros que para

sobreviver necessitam ter uma fé!

Fonte: Tôrres, Aelsom Pereira.

 a) (   ) O  IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da população negra no Brasil apresenta distorções, mas se compararmos,  esse grupo étnico, com indígenas , esta etnia possuíra maior grau de escolaridade.

 b) (   ) No trecho “Negro que nasce na Somália” é uma comparação do autor entre o negro esfomeado da Somália e oos baixos indicadores sociais que os negros brasileiros também sofrem no Brasil.

 c) (   ) Todos os países africanos são desenvolvidos.

 d) (   ) O trecho “negro som”, mostra que no Brasil, principalmente na Bahia, a música  produzida por negros é admirada, porém esse é o estado brasileiro que apresenta o maior percentual de negros fora de bancos universitários.

Questão: 02. Com base no texto julgue os itens em V para os verdadeiros e F para os falsos.

Valor:1,0

[pic 3]

Fonte: www.publico.clix.pt/bd/dmz/rmatos/html/0003.html acessado em 08/11/2006

   Conquistada pelo Japão em 1910, a Coréia manteve-se sob seu domínio até 1945. Nesse ano, após a rendição japonesa na Segunda Guerra, os Estados Unidos e a União Soviética ocuparam a região comprometendo-se, no entanto, a respeitar a soberania coreana.  Três anos depois, porém, o país foi dividido em Coréia do Norte (área de influência soviética) e Coréia do Sul (área de influência norte-americana). Em meados de 1950, num clima de intensa rivalidade entre os próprios coreanos, o Norte atacou o Sul, dando início a um conflito de grandes proporções. Quase imediatamente, os Estados Unidos enviaram tropas para auxiliar a Coréia do Sul e convidaram seus aliados, inclusive o Brasil, a fazerem o mesmo.Ajudada pelos norte-americanos e seus aliados, a Coréia do Sul reagiu e obrigou os norte-coreanos a recuarem até quase a fronteira chinesa. Entretanto, apoiado pela União Soviética e pela China comunista, os norte-coreanos partiram para o contra-ataque e conseguiram empurrar seus adversários de volta ao paralelo de 38º, que é a linha divisória entre as duas Coréias.Esse sangrento conflito, que quase resultou numa guerra mundial, estendeu-se até dezembro de 1953, quando, sob o patrocínio da ONU, foi firmada a paz.A Coréia continuou dividida: O Norte sob o socialismo e o Sul sob o capitalismo.

[pic 4]

Fonte: www.uc3m.es/.../story.southckorea.land.jpg   acessado em 14/10/2006

 a) (   ) A partir da 2ª Guerra Mundial o mundo sofreu a hegemonia mundial de duas potências EUA,  URSS (bipolarização), dando inicio a Guerra fria.

 b) (   ) A guerra fria ocorreu em 1945 e durou aproximadamente 2 anos.

 c) (   ) As duas Coréias atualmente possuem economias capitalistas ou de mercado.

 d) (   ) Atualmente a Coréia do Norte por possuir armas nucleares está impedindo a ONU de entrar em seu território para inspecionar seu poderio nuclear.

Questão: 03. Marque a alternativa correta.

Valor:1,0

[pic 5]

Fonte: www.uc3m.es/.../story.curdomenistan.land.jpg   acessado em 06/11/2006

Curdos

mais de 25 milhões de curdos vivem espalhados por cerca de 500mil km2, ocupando áreas da Turquia, Síria, Irã, Iraque, Armênia e Azerbaijão. Grupos separatistas curdos reivindicam a criação de um Estado independente (País), o Curdistão. Esses grupos, porém, encontram forte resistência dos governos locais que não pretendem perder territórios ricos em petróleo e água.

 a) (   ) Atualmente os jornais estão noticiando que Osama Bin Laden será enforcado, pois exterminou praticamente toda a etnia curda.

 b) (     ) Os Curdos não são considerados minorias nacionais, pois eles controlam politicamente as regiões que habitam.

 c) (     ) O povo Curdo pode ser considerado a maior etnia que se vê como nação e que não possui um território próprio.

 d) (    ) O ditador iraquiano Sadam Hussein foi condecorado por ter exterminado milhares de curdos que habitavam o Iraque.

Questão: 04. Leia o texto, analise o mapa e julgue os itens e V para os verdadeiros e F para os falsos.                                              

Valor:1,0

   O mapa a seguir mostrará o território da ex- Iugoslávia, como vimos em sala de aula, existem países que apresentam conflitos  no caso da Iugoslávia esses ocorreram por diversos fatores entre eles podemos citar diferenças étnicas, políticas e religiosas. Como exemplo desses conflitos podemos citar o de Kosovo, província da Sérvia e Montenegro, com maioria da população de origem albanesa, que luta pela autonomia e independência da região de controle dos sérvios. No final da década de 1990, os conflitos promovidos pelos sérvios levaram a ONU (Organização das Nações Unidas) a intervir militarmente na região como forma de proteger a população albanesa. Após a retirada das tropas sérvias, mais de 800 mil albaneses que haviam se refugiado em países vizinhos retornaram ao Kosovo.

[pic 6]

Fonte: www.culturabrasil.org/imagens/iugoslavia.jpg      acessado em 08/11/2006

 a) (    ) As diferenças étnicas em nada contribuíram para o fim da Iugoslávia.

 b) (    ) O leste europeu é palco de conflitos há muitos anos e acentuaram após o fim da ex- URSS.

 c) (    ) Atualmente houve o fim da Sérvia e Montenegro, devido a esses conflitos políticos-territoriais.

 d) (   )  O mapa mostra-nos que houve a fragmentação da Iugoslávia, dando origem em dias atuais a formação de vários países.                                                                              

Questão: 05. Sobre a questão geopolítica entre os EUA e o México, leia o texto e julgue os itens em V para os verdadeiros e F para os falsos.

Valor:1,0

[pic 7]

Fonte: http://static.flickr.com/48/154330902_c0f8b0b0ec_o.jpg  acessado em 09/11/2006

Entenda a polêmica sobre a barreira entre EUA e México

 

   O presidente americano George W. Bush sancionou a lei que prevê a construção de uma barreira de cerca de 1,1 mil km na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Os que apóiam a lei nos Estados Unidos afirmam a barreira seria importante para lidar com o problema da imigração ilegal. Mas o presidente mexicano, Vicente Fox, chegou a comparar a barreira ao Muro de Berlim e vários países da América Central também são contra. Confira abaixo os principais pontos da polêmica que envolve a construção do muro entre Estados Unidos e México. O que afirma a lei do muro?

   A lei determina a construção de uma barreira dupla de cerca de 1,1 mil km fechando parte dos 3,3 mil km da fronteira entre Estados Unidos e México. Ela foi aprovada no dia 14 de setembro de 2006 pela Câmara dos Representantes e, no dia 29 do mesmo mês, pelo Senado, sem nenhuma modificação.

    Por fim, no dia 26 de outubro, o presidente George W. Bush a sancionou. Analistas chamaram a lei de lei "casca de ovo", pois ela não inclui verbas para a construção do muro.

 a) (   ) A humanidade tende a construir muros para isolar etnias, culturas e religiões, outro muro famoso na história foi o de Berlim que separava a Europa da Ásia.

 b) (   ) A charge revela que os EUA pretendem isolar se do México, porém não desejam ficar sem o mercado consumidor mexicano..

 c) (   ) Outro muro famoso é o que Israel pretende construir para separar –se da Palestina na faixa de Gaza.

 d) (   ) Os EUA desejam construir o muro para isolar-se do México e assim impedir a imigração mexicana em seu território.

Questão: 06.  Marque V para os verdadeiros e F para os Falsos.

Valor:1,0

 

  O processo de colonização do continente africano fez com que as etnias pré-existentes entrassem em choque com a criação de novos estados isso se deve há fatores como:

 a) (   ) Dominação de povos europeus sobre etnias (tribos) africanas.

 b) (   ) Delimitação de território, onde tribos rivais ficaram dentro do mesmo território.

 c) (    ) Imposição da religião cristã do colonizador europeu, sobre as religiões locais.

 d) (   ) O continente africano é caracterizado por vários dialetos, dentro do mesmo país há diferentes tipos de dialetos, além da língua oficial do colonizador.

Questão: 07. Sobre o conflito entre Índia e Paquistão na região da Caxemira julgue os itens em V para os Verdadeiros e F para os falsos.

Valor:1,0

   Outra região de conflitos territoriais está situada no extremo norte da Índia, nas encostas da cordilheira do Himalaia, entre Paquistão e a China. Nessa região, ocorrem conflitos pela posse da Caxemira desde a época em que a Índia e o Paquistão deixaram de ser colônias do Reino Unido, em 1947, e  grande da Caxemira foi incorporada ao Território indiano.

 a) (   ) Essa região passou a ser um país no ano 2000.

 b) (   ) Os países envolvidos nessa disputa territorial possuem religiões diferentes.

 c) (    ) A região da Caxemira é altamente conflituosa devido as diferenças étnicas e culturais entre paquistaneses, chineses e hindus.

 d) (   ) Os países envolvidos nesse conflito apresentam a mesma religião.

Questão: 08.  Sobre o fim da URSS. Julgue os itens em v para os Verdadeiros e F para os Falsos.

Valor:1,0

    CheChênia: conflito entre separatistas chechenos e o exército russo, que se intensificou a partir da década de 1990. Após declarar independência em relação a Rússia, o governo de Moscou invadiu o território  checheno, atacando violentamente os movimentos separatistas que contra-atacaram os russos, muitas vezes, por meio de ações terroristas.

 a) (   ) Com o fim da URSS, vários territórios quiseram libertar-se do domínio russo, entre eles a Chechênia.

 b) (   ) A queda do muro de Berlim, marcou a história como o período da bipolarização mundial devido a queda da URSS.

 c) (   ) Com o fim da Guerra Fria os países membros da ex URSS fundaram a CEI (Comunidade dos Estados Independentes).

 d) (   ) Com a criação da CEI, todos os países formados a partir do fim da URSS tornaram-se membros da União Européia.

Questão: 09. Sobre a formação territorial e populacional de um país julgue a alternativa correta.

Valor:1,0

   

    “O território é apenas o corpo de uma nação: o povo que o habita é a sua alma, o seu espírito, a sua vida”.

 Fonte: Garfield, James a. In: O livro das citações e frases celebres para todas as ocasiões.

  a) (   ) Estado é toda nação reconhecida como soberana e independente por outras nações do mundo.

  b) (   ) A nação é formada por um povo que possui uma identidade histórico-cultural e ocupa um determinado território. Uma nação nem sempre possui soberania sobre o país que habita.

  c) (   ) País é o território com limites e fronteiras que um estado controla e exerce soberania.

  d) (   ) Todas as alternativas acima estão corretas.

Questão: 10. Analise o gráfico e responda a alternativa correta.

Valor:1,0

[pic 8]

 Fonte: Fonte: http://static.flickr.com/48/154330902_c0f8b0b0ec_o.jpg  acessado em 09/11/2006

 a) (   ) A parte mais escura do mapa destaca os paises desenvolvidos, isto é, o antigo primeiro mundo.

 b) (   ) Se estivéssemos no período da guerra fria, a parte mais escura desse mapa destacaria o terceiro mundo atual mundo subdesenvolvido.

 c) (   ) A África do sul por ser uma grande exportadora de diamantes, pode ser considerada desenvolvida.

 d) (   ) O parque industrial argentino é maior que o brasileiro. A economia Argentina está se recuperando de uma forte crise que abalou sua economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (393.9 Kb)   docx (301.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com