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Prova Geografia Humana

Por:   •  13/4/2023  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS DE ANANINDEUA

FACULDADE DE GEOGRAFIA

PROVA

ANANINDEUA/PA

2022

RESPOSTAS

  1.  A crítica dos geógrafos é no sentido de dizer que a geografia colonial e seus geógrafos trabalhavam buscando intensificar e tornar ainda mais eficiente esse processo da colonização. No entanto, ter o compromisso de fato com o que a geografia deveria ocasionar a crítica a esse processo de apropriação desumana, extremamente voraz sobre outros territórios e outros continentes que não só o europeu. Isso acabou gerando um processo de conformação e mudança das diferentes categorias da geografia como, por exemplo, a paisagem, o próprio território, que extrapolaram muito o que coerentemente se entendia, para poder satisfazer o interesse do capital e do trabalho de colonização que vinha fazendo dessa geografia uma disciplina voltada ao objetivo colonial.

  1. A crítica de Milton Santos à Geografia tradicional no que tange à epistemologia, consiste em mostrar que enquanto havia uma corrente de pensadores desta ciência preocupados e dar-lhe em seu nascimento no século XX um status como das outras ciências, havia outro grupo, que preocupado com seu utilitarismo, a levou a uma condição pragmática, mas não muito condizente ao saber geográfico. Bernardes por sua vez, ao identificar, que em diferentes definições de grandes geógrafos sobre o que é a Geografia e qual seu objeto, há dois elementos comuns, o homem e o espaço, e mostra também que, há nestas similaridades que corroboram o entendimento de Milton Santos ao evidenciarem as duas perspectivas da origem da geografia vinculadas a sua constituição enquanto ciência e sua utilidade prática, ou, nos dizeres de Santos “todo tipo de pragmatismo. Em síntese, ambos concordam que desde a origem a geografia possui pontos que são concordantes e pontos dissidentes, e que dão a disciplina sua característica e seu grande problema: explicar o homem e o espaço sem se perder no pragmatismo do uso imediato ou no academicismo formal, de modo a se chegar a uma ciência que de fato pense estes temas sob a égide da real importância de ambos neste mundo em suas muitas relações.    

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