TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL

Pesquisas Acadêmicas: A QUESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

A Questão Ambiental no Brasil

IMPACTOS AMBIENTAIS EM BIOMAS BRASILEIROS

Um dos problemas mais graves do Brasil são os impactos ambientais, vistos que o Brasil é beneficiado com a maior biodiversidade mundial. A natureza sofre desde o inicio da colonização, quando nosso litoral foi devastado pelos colonizadores. Matas foram derrubadas, animais foram mortos. Estes estragos se estenderam ao interior rompendo o equilíbrio ecológico com atividades como mineração e criação de gado. E nas décadas de 1950 a 1970, a construção de Brasília causou fortes impactos ambientais nas regiões norte e centro oeste. Observe as paisagens de Cerrados e as agressões que essa vegetação vem sofrendo para dá lugar a pecuária e a agricultura. É a vegetação que depois da Mata Atlântica, mais agressão sofre.

Atualmente fala-se em outro tipo de agressão: o impacto ambiental urbano. As cidades estão ameaçadas pela degradação do ambiente. A degradação do ar pela poluição compromete a vida das cidades.

Os manguezais e restingas abrangem a faixa costeira e são as áreas mais devastadas pelo processo de urbanização, que polui água e solo com esgotos, produtos químicos e o turismo desordenado.

O ambiente da Amazônia quase não foi atingido no inicio da colonização, mas atualmente 15% da Amazônia foi destruída. Essa destruição tem sido incentivada pelo governo desde 1940, com projetos agropecuários. Outros fatores são responsáveis pela degradação do ambiente, tais como: construções de usinas hidrelétricas, extração de madeira, garimpo de ouro, construção de rodovias e ferrovias. O novo código florestal brasileiro prevê mais desmatamento, a chamada reserva legal. Essa questão ainda é tema de discussão no congresso entre ruralistas e ambientalistas.

Os criadores e agricultores utilizam a queimada como a maneira mais barata e rápida para limpar o solo. A queimada destrói a flora e a fauna e o cerrado está desaparecendo com as pastagens e as plantações de soja.

A pecuária e latifúndios são responsáveis pela degradação da caatinga. Sua fauna está seriamente ameaçada de extinção.

Por ocupar região com poucos recursos hídricos a caatinga é fundamental para a vida da população que dela sobrevive. Entretanto, os latifundiários além de destruir o ambiente natural, monopolizam as águas do São Francisco. Consequência dos impactos ambientais são: desertificação da caatinga, êxodo rural, salinização do solo.

Os campos abrangem áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Argentina, Uruguai e Paraguai. Este solo está sendo degradado pela criação de gado e as queimadas, que antecipam o cultivo de soja. O uso prolongado do solo provoca o processo de arenização.

Poluição hídrica

A poluição é um problema que afeta todo o planeta Terra, e que se tem tornado tema frequente de discussão entre cientistas e a população em geral.

Um dos tipos de poluição que tem sido bastante discutido, principalmente pelo seu impacte em diversos ecossistemas de forma simultânea, é a poluição hídrica.

A poluição hídrica é a poluição em meio aquático. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), define-se como água poluída toda a água cuja composição tenha sido direta ou indiretamente alterada e invalide parcial ou totalmente os fins a que esta inicialmente se destinava.

Este tipo de poluição é gerado, geralmente, em zonas industriais. Com o avanço da tecnologia e da indústria, aumenta o número de fábricas. Muitas destas fábricas trabalham com produtos químicos e nocivos, que depois de utilizados são geralmente deitados fora.

O que há de errado é o fato de rios e lagos servirem como local de depósito para esses mesmos químicos. A principal fonte de poluição hídrica é o Homem. Quer seja através de fábricas, quer seja através de simples gestos de lançar resíduos na água, o Homem é o principal responsável pela contaminação de rios, lagos e água de consumo.

Mas, quais são as reais consequências reais da poluição hídrica? A água é um ambiente de vida para muitos seres vivos. Com a poluição e contaminação da água, várias espécies poderão morrer. Além das consequências para as espécies marinhas, são também consideráveis as possíveis consequências para o Homem.

Tendo em conta que espécies de peixes servem de alimento ao Homem, estas ao morrerem irão comprometer a alimentação da espécie humana. Por outro lado, um dos recursos mais importantes e mais usados pelo Homem é a água. Se esta está poluída, poderá provocar doenças e levar mesmo à morte.

Poluição do ar

A poluição é consequência da atividade humana. Com tanta evolução tecnológica e industrial, quem mais sofre, infelizmente, é a natureza.

A fumaça que sai das indústrias polui profundamente o ar que respiramos, causando também transtornos à saúde do homem. Hoje em dia, há uma preocupação maior com a fumaça liberada na atmosfera e grande parte das indústrias usam filtros para diminuir o grau de poluição.

O crescimento industrial acelerado tornou-se uma grande ameaça à natureza, pois o homem, anos atrás, não conhecia o que chamamos, hoje, de desenvolvimento sustentável.

O CO2 produzido pelas fogueiras do homem primitivo não agredia a natureza e nem tampouco poluía o ar, pois a fumaça produzida era facilmente absorvida pelas plantas. Hoje em dia, não usamos a tão primitiva fogueira, mas, muitas das vezes, usamos algo moderno e que contribui para mais um ato de agressão ao ecossistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com