TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

Por:   •  20/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

    O Brasil é dividido em Estados e Regiões. A região pode ser definida como um conjunto de relações socioespaciais que lhe confere uma característica própria e , portanto, diferente dos espaços vizinhos e externos.
   A primeira regionalização do Brasil foi feita em 1941 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O país foi dividido em cinco regiões.
   Ao longo das décadas seguintes á primeira regionalização, foram realizadas várias modificações na divisão oficial, ampliando-se os critérios para as novas divisões. Justifica-se a adoção dos limites estaduais pelo fato de facilitar a coleta e a organização dos dados estatísticos e consequentemente, a implementação de medidas administrativas.
   Para consolidar a divisão do país, o IBGE tomou como base os aspectos naturais, embora tenha levado em conta os fatores humanos ao formar o Sudeste
 e o Sul. Nessa região estariam implantados os níveis da técnica, da ciência e da informação que lhe garantiriam participar mais efetivamente do processo de globalização. 
   A proposta definitiva foi em 1969, e sua implantação efetiva vigorou a partir de 1° de janeiro de 1970. A partir de 1988 o Brasil passou a ser integrado por 26 Estados e um Distrito Federal. Foram criadas as seguintes regiões:

Região Centro-Oeste: constituída por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, totaliza uma área de 1.604 852 km2 que abriga aproximadamente 14 milhões de pessoas.
Região Nordeste: a região caracterizada pela seca ocupa uma área de 1.556.001 km2, onde vivem aproximadamente 53 milhões de pessoas. É composta pelos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
Região Norte: formada pelos estados do Acre, Tocantins, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará e Amapá. O território é constituído por uma área de 3.851 560 km2, ocupada por aproximadamente 15,8 milhões de pessoas.

Região Sudeste: região onde vivem cerca de 80,3 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 927. 286 km2. O sudeste é constituído por quatro estados, são eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Região Sul: ocupa uma extensão territorial de 575. 316 km2, onde se encontram distribuídos cerca de 27,3 milhões de habitantes. A menor das regiões brasileiras é formada pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O QUE É IDH?


    IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida importante concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população. Apartir do IDH, anualmente é elaborado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com base em três critérios:

Grau de escolaridade: média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada.
Renda: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes. Esse item tinha por base o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, no entanto, a partir de 2010, ele foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que avalia praticamente os mesmos aspectos que o PIB, no entanto, a RNB também considera os recursos financeiros oriundos do exterior.
Nível de saúde: baseia-se na expectativa de vida da população, reflete as condições de saúde e dos serviços de saneamento ambiental.

    O Índice de Desenvolvimento Humano varia de 0 a 1, quanto mais se aproxima de 1, maior o IDH de um local.

IDH BRASILEIRO


    De acordo com dados divulgados em novembro de 2010 pela ONU, o Brasil apresenta IDH de 0,699, valor considerado alto, e atualmente ocupa o 73° lugar no ranking mundial. A cada ano o país tem conseguido elevar o seu IDH, fatores como aumento da expectativa de vida da população e taxa de alfabetização estão diretamente associados a esse progresso.

[pic 1]

    O Brasil, como é possível observar no gráfico acima, saiu de 0,545 (baixo IDH), em 1980, para 0,744 (alto IDH). Em 2010 o Brasil apresenta IDH de 0,699, ocupando a 73° posição no ranking mundial, valor considerado alto. Em 2014, ocupa a 79ª posição entre os 187 países mensurados.
   Em comparação individual com outros países, o Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil ficou maior que o de países como China (0,715), Colômbia (0,708), Indonésia (0,681) e África do Sul (0,654). No entanto, o nosso país encontra-se atrás de outras nações como o México (0,755), Panamá (0,761), Líbia (0,789), Cuba (0,813) e República Tcheca (0,861). O pior colocado é o Níger (0,335) e o melhor colocado é a Noruega (0,943).
   Em avaliação dos principais quesitos que integram o cálculo do IDH entre os anos de 1980 separadamente, verificamos que houve evoluções substanciais, mas ainda são necessárias melhorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (469.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com