TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Regionalização Brasileira

Por:   •  3/7/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

a)  Elencar os principais pensadores que o texto aborda e seus entendimentos sobre a geografia.

Para Andrade (1987), povos que viveram na pré-história já desenvolviam conhecimentos que podem ser considerados como geográficos, exemplo disso citou povos da América Andina, os quais tinham noções de orientação, haja vista que as estradas por eles construídas partiam da capital seguindo na direção dos quatro pontos cardeais. Também referiu que os polinésios, povos navegadores, utilizavam de seu conhecimento sobre os ventos e as correntes marítimas para locomover-se entre diversas ilhas do arquipélago. Já na mesopotâmia e no Egito, Andrade (1987) considera como sendo os primeiros passos dados para o desenvolvimento da hidrografia fluvial, eis que tais civilizações estudavam técnicas de irrigação, regime, extensão e variação do volume da água, haja vista a necessidade de compreender  a dinâmica fluvial para a prática da agricultura.

Horácio Capel aponta Humboldt como sendo um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da ciência geográfica moderna. Para tal, Humboldt realizou diversas viagens ao redor do mundo onde realizou comparações, apontando diferenças e similaridades entre as paisagens da superfície terrestre. Capel (2004), destaca a importância da contribuição realizada por Karl Ritter, que tinha como estudo o princípio essencial da geografia voltada à relação dos fenômenos e formas da natureza com a espécie humana, buscando entender as relações destes com o homem.

b) Como o texto trabalha os conceitos:

1- Espaço

O contexto refere-se a complexidade de conceituar espaço desde a antiguidade. Os gregos os conceituavam como localização dos lugares. Mas foi no século XVIII, que o filósofo Kant definiu o espaço como sendo uma representação a todas as percepções exteriores, tornando-se uma condição de ocorrência dos fenômenos que somente ocorre a partir das relações do espaço.

Para Santos (1986), espaço deve ser considerado como um conjunto de relações e resultados da ação dos homens sobre o próprio espaço intermediados pelos objetos naturais e artificiais.

2- Lugar 

Segundo Cavalcanti (1998), lugar é compreendido como o espaço vivido, local onde a vida se realiza, carregado de afetividade e significado, sendo assim o lugar é estudado a partir das relações e ligações subjetivas estabelecidas entre o sujeito e o espaço.

Enquanto isso Carlos (1997), aborda que lugar aparece como um fragmento do espaço onde pode se aprender sobre o mundo moderno. O lugar permitiria desvendar a sociedade atual ao tempo em que aponta para a globalidade.

3- Paisagem

Inicialmente, na geografia, o conceito de paisagem aparece ligado a paisagem natural compreendida pelos elementos naturais, entre estes o clima, relevo, vegetação, solo entre outros, sendo posteriormente compreendida como o resultado das relações homem/natureza.

Para Suertegaray (2001), a paisagem é compreendida como a expressão materializada das relações do homem com a natureza. Enquanto que Santos (1986) refere que a paisagem é tudo o que é visível, formada a partir das cores, odores, sons e movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com