TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Russia

Resenha: A Russia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  Resenha  •  9.818 Palavras (40 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 40

Rússia (em russo Россия, transl. Rossíya), oficialmente Federação Russa9 10 (em russo:Loudspeaker.svg Российская Федерация (ajuda·info); pron. rɐˈsʲijskəjə fʲɪdʲɪˈraʦəjə) ou Federação da Rússia,11 é um país localizado no norte da Eurásia.12 Faz fronteira com os seguintes países, de noroeste para sudeste: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia (ambas através de Kaliningrado), Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte. Faz também fronteiras marítimas com o Japão, pelo Mar de Okhotsk, e com os Estados Unidos, pelo Estreito de Bering. Com 17.075.400 de quilômetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre. A Rússia também é o nono país mais populoso, com 142 milhões de habitantes.13

A história do país inicia-se com os eslavos do leste, que surgiram como um grupo reconhecido na Europa entre os séculos III e VIII.12 Fundada e dirigida por uma classe nobre de guerreiros vikings e pelos seus descendentes, o primeiro Estado eslavo, a Rússia Kievana, surgiu no século IX e adotou o Cristianismo ortodoxo do Império Bizantino em 988,14 dando início à síntese das culturas bizantina e eslava que definiriam a cultura russa.14 A Rússia Kievana finalmente se desintegrou e suas terras foram divididas em vários pequenos Estados feudais. O Estado sucessor de Kiev foi a Moscóvia, que serviu como a principal força no processo de reunificação da Rússia e na luta de independência contra a Horda de Ouro. A Moscóvia gradualmente reunificou os principados russos e passou a dominar o legado cultural e político da Rússia Kievana. Por volta do século XVIII, o país teve grande expansão através da conquista, anexação e exploração de territórios, tornando-se o Império Russo, que foi o terceiro maior império da história, se estendendo da Polônia, na Europa, até o Alasca, na América do Norte.

Estabeleceu poder e influência em todo o mundo, desde os tempos do Império Russo, entre 1721 e 1917, até ser a maior e principal república constituinte da União Soviética, entre 1922 e 1991, o primeiro e maior Estado socialista constitucional e reconhecido como uma superpotência,15 que desempenhou um papel decisivo16 17 18 após a vitória aliada na Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945. A Federação Russa foi criada na sequência da dissolução da União Soviética, em 1991, mas é reconhecida como um Estado sucessor da URSS.19

A Rússia é a oitava ou nona maior economia do mundo por PIB nominal e a sexta maior economia do mundo em paridade do poder de compra, com o quinto maior orçamento militar nominal e o terceiro maior em PPC. É um dos cinco Estados reconhecidos com armas nucleares do mundo, além de possuir o maior arsenal de armas de destruição em massa do planeta .20 A Rússia é membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, membro do G8, G20, APEC, OCX, EurAsEC, além de ser um destacado membro da Comunidade dos Estados Independentes. O povo russo pode se orgulhar de uma longa tradição de excelência em todos os aspectos das artes e das ciências,12 bem como uma forte tradição em tecnologia, incluindo importantes realizações como o primeiro voo espacial humano.

A Antiga Rússia[editar]

Ver artigo principal: Cítia, Reino do Bósforo e Cazares

Hipótese Kurgan, acerca da difusão dos povos euroasiáticos a partir da região ao sul da Rússia.

Antes do século I, as terras vastas do sul da Rússia pertenciam a tribos que não eram unidas entre si, como os proto-indo-europeus e os citas.21 Entre os séculos III e VI, as estepes foram esmagadas por ondas sucessivas de invasões de bárbaros e povos nómadas, conduzidas por tribos bélicas como os hunos, entre outros. Por volta do século VIII, os cazares governaram o sul da Rússia. Foram aliados importantes do Império Bizantino e originaram uma série de guerras sangrentas contra os califados árabes. Entre os séculos X e XI, a Rússia Kievana, a partir da qual se formaria grande parte dos países eslavos actuais, era a maior nação da Europa e uma das mais prósperas, devido ao comércio diversificado tanto com os europeus como com os asiáticos.22 Durante os séculos XI e XII, a incursão constante de tribos turcas nómadas, como os cumanos e os pechenegues, levou à migração maciça das populações eslavas do Sul às regiões pesadamente arborizadas do norte, conhecidas como Zalesye.22 Nesse período, o termo Rhos ou Rus passou a ser aplicado aos eslavos que dominavam a região.

Os Estados medievais da República de Novgorod e Vladimir-Súzdal emergiram como sucessores da antigo e grande Rússia Kievana naqueles territórios, enquanto que metade do rio Volga veio a ser dominada pelo Estado muçulmano do Volga, a Bulgária. Em muitas outras partes da Eurásia os territórios foram atravessados pelos invasores mongóis, que formaram o estado da Horda de Ouro, pilhando os principados russos durante mais de três séculos. Depois, os tártaros governaram os territórios do Sul e do centro da Rússia actual, enquanto os territórios que hoje formam a Ucrânia e a Bielorrússia foram incorporados ao Grão-Ducado da Lituânia e ao Reino da Polônia, dividindo assim a população russa.

Moscóvia[editar]

Ver artigo principal: Moscóvia

Veja também: Rússia Kievana

Extensão da Moscóvia no século XV.

É sob o comando da cidade de Moscou que a Moscóvia reanima-se e organiza a sua própria guerra da reconquista, voltando a anexar os seus territórios. Depois da queda de Constantinopla em 1453, a Moscóvia permaneceu como o único estado cristão mais ou menos funcional na fronteira oriental da Europa, permitindo reclamar a sucessão do Império Bizantino.23 No começo do século XVI, Moscou decide que o objectivo nacional seria recuperar todos os territórios russos perdidos durante a invasão dos tártaros e proteger a região fronteiriça do sul de possíveis contra-ataques dos tártaros da Crimeia e do Império Otomano. Os nobres foram obrigados a servir nas forças militares para esta reconquista.

No século XVI, Ivan, o Terrível foi oficialmente coroado o primeiro czar da Rússia, em 1547. Durante o seu reinado, Ivan IV reconquista os territórios dos tártaros e cria uma Rússia multicultural e multirreligiosa. No fim do século, Ivan consegue criar as primeiras colônias na Sibéria. O monarca também será lembrado pelas atrocidades cometidas durante sua época.

As barreiras criadas pelos muçulmanos na zona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com