TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise Economica Na Russia

Artigos Científicos: Crise Economica Na Russia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

As Conseqüências da Crise no Mundo:

Os paises que passavam pelo processo de transição estavam a criar e abrir novos mercados financeiros ao serem destino de um grande fluxo de capitais externos em buscade altos rendimentos tornavam-se, então, vulneráveis a choques financeiros externos.

Aqueles que faziam parte da ex-URSS dispunham de uma estrutura institucional parecidacom a da Rússia, e assim como os paises emergentes, sofreram através do mercado financeiro o ‘efeito contágio’ da crise.

Houve a diminuição na demanda por títulos desses paises em virtude da incerteza

dos investidores quanto às condições econômicas nessa região. Pressões nas taxas de câmbio nominal, aumento do déficit fiscal e queda no nível das reservas destes foram registradas.

Após perderem grande parte de suas reservas defendendo seus respectivo

câmbios os paises tiveram suas taxas de câmbio nominal desvalorizadas, assim como oTajiquistão que teve seu câmbio desvalorizado em 37% (comparando-se abril de 1999 com julho de 1998). Em paises como o Kazaquistão e Tajiquistão o déficit fiscal aumentou 10% no primeiro e triplicou no último em 1998.

Com a crise, estes paises perderam parte significativa do mercado consumidor de

suas exportações, já que estas eram destinadas, em grande medida, para o mercado russo.

Os paises emergentes e assim como aqueles que se encontravam em franco processo de abertura na década de noventa sofreram com a crise, através do ‘efeito contágio’ desta.

Dentre aqueles, encontrava-se o Brasil. Neste país a manutenção da âncora cambial era financiada pela captação de recursos externos. Este tipo de âncora foi adotado durante o plano de estabilização que implementou o Real como moeda a fim de ‘domar’ uma inflação de dois dígitos. Até o ano de 1994 havia grande disponibilidade de capitais, o que, naquele cenário, justificaria a escolha da âncora cambial.

Em 1997, o mercado de créditos já tinha se estabilizado quando ocorreu a crise Asiática encarecendo o crédito, isto viria o aumentar o déficit público,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com