TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Socioeconomia e Geopolítica

Por:   •  5/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

Há milhares de anos, a humanidade dispunha de meios extremamente precários para defende- se do rigor da natureza. Segundo que os intelectuais europeus enxergavam o agreste com certo horror, e as derrubadas das matas com satisfação. A preocupação com o meio ambiente torna- se visível quando os recursos são utilizados num ritmo maior do que a capacidade natural de reposição, ou quando os dejetos são gerados a um ritmo maior do que a capacidade da natureza têm de absorve- lós. Tendo em vista, que neste conceito, os problemas ambientais podem ser reduzidos a dois grandes grupos, sendo eles; a Degradação e a Contaminação, que com o surgimento da Revolução Industrial, os termos da relação utilização e capacidade de regeneração da natureza foram invertidos, de modo que nossa espécie começou a violentar o movimento global da natureza.

Em meados dos anos 80 e 90, é que a problemática ambiental adquire sua configuração contemporânea. Tornando- se evidente que esse aumento da produção vêm acompanhado de uma intensificação da degradação ambiental, que passa a adquirir dimensões globais, neste caso, o caráter contemporâneo da crise ambiental se diferencia das crises ambientais ocorridas em outros períodos pela história da humanidade pelo ritmo, amplitude e profundidade, resultantes da expansão da produção capitalista para os mercados. Segundo dados entre os tantos problemas ambientais contemporâneos, os dois principais da escala global, são: mudanças climáticas, e a perda da diversidade biológica.

Podemos destacar que estamos vivenciando o aquecimento global, que nada mais é, que o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima á superfície da terra, que ocorre por consequência de causas naturais e atividades humanas. Isto se deve principalmente ao aumento das emissões de gases na atmosfera que provocam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2).

Entendo que o efeito estufa corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da terra, essa camada composta principalmente por CO2, metano, e óxido nitroso e vapor d ´ água, se entende como um fenômeno natural fundamental para a manutenção da vida na terra, pois sem ela o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies.

Normalmente parte da radiação solar que chega ao nosso planeta é refletida que retorna diretamente para o espaço, outra parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície terrestre é uma parte é retida por esta camada de gases que causa o chamado efeito estufa. O problema não é o fenômeno natural, mas o agravamento dele. Como muitas atividades, atividades estas humanas que emite uma grande quantidade de gases, formadoras do efeito estufa, estas camadas têm ficado cada vez mais espessas, retendo mais calor na terra, aumento a temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos, e ocasionando o aquecimento global, na qual os cientistas já observaram que o aumento da temperatura média do planeta têm elevado o nível do mar devido o derretimento das calotas polares, podendo ocasionar o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas densamente povoadas, e a previsão de uma sequência maior de ventos extremos climáticos, tais como: tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões, tornados e tsunamis, com graves consequências para a população humana e ecossistemas naturais, podendo ocasionar a extinção de espécies de animais e plantas, causando mudanças climáticas que podem ter causas naturais, como alterações nas radiações solar e dos movimentos orbitais da terra ou podem ter consequência das atividades humanas, tendo entre as principais atividades humanas as que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, a queima de combustíveis fosseis derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural, para a geração de energia, auxiliando nas atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo, agropecuária, descarte de resíduo solo(lixo) e desmatamento. Todas estas atividades emitem grande quantidade de CO2, e de gases formadores do efeito estufa. Os principais gases de efeito estufa são; o dióxido de carbono (CO2), metano, é o óxido nitroso. O CO2 é o gás que têm maior contribuição para o aquecimento global, pois representa mais de 70% das emissões de GEE e o seu tempo de permanência é de no mínimo 100 anos, resultando em impactos no clima ao longo dos séculos. A quantidade de metano (CH4) emitida para a atmosfera é bem menor, mas seu potencial de aquecimento é 20 vezes superior ao do CO2. No caso do Oxido Nitroso e dos Clorofluorcarbonos, suas concentrações na atmosfera são menores, mas o seu poder de reter calor é de 310 a 7.100 vezes maior do que o CO2.

Cabe citar que historicamente, por conta do desenvolvimento industrial os países desenvolvidos têm sido responsáveis pela maior parte das emissões de GEE, mas os países em desenvolvimento vêm aumentando consideravelmente suas emissões. Atualmente a China ocupa o primeiro lugar do ranking seguido por Estados Unidos, União Européia e pelo nosso Brasil.

Para melhorarmos a vida da humanidade, deve-se haver uma redução dos gases de efeito estufa, e os efeitos no aquecimento global. Diminuir o desmatamento, investir no reflorestamento e na conservação de áreas naturais, incentivar o uso de energia renováveis não convencionais (solar, eólica, biomassa, e pequenas centrais hidrelétricas), preferir utilizar biocombustíveis (etanol, biodiesel) a combustíveis fosseis (gasolina e óleo diesel), investir na redução do consumo de energia e na eficiência energética, reduzir, reaproveitar, e reciclar materiais, investir em tecnologia de baixo carbono, melhorar o transporte público, com baixa emissão de GEE, são algumas das possibilidades. E estas medidas podem ser estabelecidas através de politicas nacionais e internacionais de clima através do protocolo de kioto.

Diante tantos fatos, demonstro aqui minha opinião perante os relatos mencionados, em que não são somente os gases expelidos pelo homem na atmosfera os únicos responsáveis pelo aumento médio da temperatura. Sendo que o consumo maior de energia no mundo e o outro vilão oculto dos cientistas.

Segundo a física tudo se transforma. A maior parte da energia consumida é transformada em calor. Este calor produzido por combustão, atrito e a conversão de energia elétrica em trabalho, produzindo calor. O calor resultante, será adicionado com o calor proveniente do sol. O efeito estufa através dos gases emitidos irá dificultar ou retardar a dissipação desta energia calorifica até o espaço. Vendo que todo ser vivo consome energia dos alimentos e transforma parte desta energia em calor. Estima- se que o corpo humano elimina calor no meio ambiente veja que bilhões de pessoas que ocupam espaço nos planetas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com