TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria “choque de civilizações”

Por:   •  24/10/2022  •  Tese  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria “choque de civilizações”

  Choque de civilizações é uma teoria proposta pelo cientista político Samuel P. Huntington, segundo o qual as identidades culturais e religiosas dos povos serão a principal fonte de conflito no mundo pós-Guerra Fria, ou seja, os conflitos seriam gerados principalmente por fatores culturais e religiosos. A teoria foi originalmente formulada em 1993.

  Alguns conflitos atuais com a guerra entre Ucrânia e Rússia foram inicias por questões geopolíticas, e desavenças iniciadas na guerra fria outros como a caxemira que é um conflito que já tem uma longa duração, território correspondente a ela é prospero e hidricamente rico o que fez com que os países vizinhos invadissem para explorar a região mais um exemplo de conflito atual é a guerra na síria que tem seu início a primavera árabe que foi um processo de grandes manifestações causado por desemprego e corrupção no governo, que também ocasionaram em guerras civis e conflitos que duram até hoje.

  Esses não são compatíveis com a teoria pois eles, tem motivos e objetivos diferentes dos da teoria proposta por Samuel P. Huntington já que por exemplo a Caxemira é um conflito territorial entre índia, Paquistão e China por conta de seus recursos hídricos sendo assim não a envolvimento de fatores culturais ou religiosos relacionados a esse conflito bem como o de Rússia e Ucrânia que é basicamente político.

  Sendo assim a teoria do choque de civilizações mais parece uma maneira de ter uma desculpa para outras nações não envolvidas diretamente com o conflito possam se “intrometer” e tirar seus proveitos disso como a manipulação ao seu favor, um exemplo disso é a Caxemira que é onde esta localizada a nascente do rio Ganges que é um rio considerado sagrado pelos Hinduístas, e isso é o fator que precisam para aplicarem essa teoria e dizer que é um conflito cultural e religioso quando apenas querem territórios considerados ricos, por fim o Estados Unidos usa muito essa teoria com álibi para entrar em assuntos de outros países e impor sua política, tanto que ele essa sempre envolvido em conflitos pelo mundo.

  choque de civilizações: metáfora

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com