TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

Por:   •  7/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Usina Hidrelétrica de Itaipu

É uma usina hidrelétrica binacional localizada no rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por os 2 países no período de 1975 a 1982, onde o Brasil e o Paraguai eram governados por ditaduras militares, Itaipu é, hoje, a primeira maior usina geradora de energia do mundo. O nome Itaipu foi tirada de uma ilha que existia perto do lugar da construção. Na língua tupi-guarani, oque significa "pedra na qual a água faz barulho", juntando os  termos i (pedra), 'y (água) e pu (barulho).

Energia

É a maior unidade operacional hidrelétrica em termos de geração de energia, com uma área de 1.350 quilômetros quadrados, indo de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no Paraguai Itaipu tem uma potência de geração de 14 000 megawatts. A capacidade instalada de geração da usina é de 14 GW,  98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh), formando assim um novo recorde mundial de produção de energia.

Construção

Somente a construção da usina foram gastos US$ 11,9 bilhões de dólares. Porém em 2012, foram totalizados totalizaram US$ 27 bilhões de dólares (com manutenções, encargos financeiros)
Tempo de Construção: de 1975 a 1982
Início da produção: 5 de maio de 1984 (totalizando 30 anos)

OBS:

  • A quantidade de concreto usado para construir a Usina de Itaipu seria suficiente para construir 210 estádios de futebol do tamanho do Estádio do Maracanã.
  • O ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel.
  • A construção necessitou o trabalho de 40 mil pessoas.

Barragem        

O comprimento da barragem é 7 919 metros. A elevação crista da agua é de 225 metros. A vazão máxima da comporta  de Itaipu é 62,2 mil metros cúbicos por segundo, que  corresponde a 40 vezes a vazão  das Cataratas do Iguaçu.

OBS:

  • O Brasil teria que queimar 536 mil barris de petróleo por dia para gerar em usinas termelétricas(usina que geram energia através do petróleo para atingir a potência de Itaipu.
  • A barragem principal tem 196 metros de altura, o que é equivalente a um prédio de 65 andares.

Royalties

Entre os 170 quilômetros de extensão,  Foz do Iguaçu e Guaíra, o Reservatório de Itaipu atinge áreas de 16 municípios, dos quais 15 no estado do Paraná e um no Mato Grosso do Sul. Como compensação, Itaipu paga royalties (direitos autorais) a esses municípios. Desde 1985, a Itaipu pagou ao Brasil mais de 3,77 bilhões de dólares em royalties. No Paraguai, a compensação é repassada integralmente ao Tesouro Nacional. No Brasil, 45% da compensação é repassada aos Estados, 45% aos municípios e 10% para órgãos federais, de acordo com a Lei dos Royalties, em que entrou vigor desde 1991.

Reservatório

O reservatório de Itaipu tem o maior aproveitamento em relação à capacidade . Os reservatórios das usinas de Sobradinho, Tucuruí, Porto Primavera, Balbina, Serra da Mesa e Furnas são maiores do que o Itaipu, mas todos perdem na relação área incapacidade instalada.

Brasiguaios

A água da usina alagou diversas propriedades de moradores do extremo oeste do Paraná. Porém, indenizações foram suficientes para que os agricultores comprassem novas terras no Brasil. Sendo as terras no Paraguai mais baratas, milhares de  moradores emigraram para esse país, criando o fenômeno social dos brasiguaios , ou seja, brasileiros  que residem em terras paraguaias na fronteira com o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com