TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

Por:   •  31/7/2017  •  Dissertação  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

Quando falamos sobre a usina de Itaipu, estamos falando da maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, onde a produção de energia pode chegar em até 100 bilhões de quilowatts por hora. Cerca de 17% da energia consumida no Brasil é fornecida por Itaipu e 75% no Paraguai.

A criação da Usina se deu após negociações entre Brasil e Paraguai, que alguns anos após assinarem a “Ata do Iguaçu”, um documento que unia os interesses de ambos os países em estudar o aproveitamento e a utilidade dos recursos hídricos em seus territórios no curso do Rio Paraná, assinaram em 1973 o Tratado de Itaipu, que deu origem à usina propriamente dita. Os termos do tratado expiram no ano de 2023, termos esses que causam descontentamento ao Paraguai.

A usina conta com 20 unidades geradoras, que tiveram sua construção terminada entre o fim de 2006 e o início de 2007, a partir disso a capacidade da usina passou a ser de 14.000 MW. Dessas 20 unidades, 18 geram energia o tempo todo, sem cessar, enquanto duas outras estão em manutenção.

A transmissão de energia em Itaipu se dá a partir de um sistema de transmissão, conecta a três subestações que se localizam dentro da Central, sendo duas isoladas a gás e uma convencional, com o sistema no Paraguai e o sistema no Brasil.

O sistema interligado brasileiro recebe a energia através do escoamento, a partir da subestação em Foz do Iguaçu, realizado por Furnas e Copel, onde é utilizado o sistema de corrente continua e corrente alternada.

A energia produzida no setor de 50 Hz não pode ser integrada diretamente no Brasil, pois a frequência aqui é 60 Hz, para isso fez-se necessário o uso do elo de corrente contínua. A energia de 50 Hz produzida em corrente alternada passa para corrente contínua e escoa para São Paulo, onde passa para corrente alternada novamente, porém em 60Hz. A conversão de corrente alternada para corrente contínua acontece por oito conversores, cada dupla forma um polo.

No Paraguai o escoamento ocorre nas tensões 500 kV e 220 kV, a subestação da Margem Direita é o ponto por onde se dá o escoamento, contando com seis conjuntos de autotransformadores, que convertem a tensão de 500 kV para 220 kV e distribuem a energia a quatro linhas.

O sistema de operação interligada entre os sistemas paraguaio e brasileiro ocorre na Sala de Controle do Despacho de Carga, onde há uma equipe responsável pela relação entre a Itaipu e os centros de operação, lá ocorre a execução da programação de geração, a supervisão do controle do reservatório e dos equipamentos, e sobretudo a segurança das operações, tanto das instalações, dos equipamentos e das pessoas que estão envolvidas nos mesmos.

A Usina de Itaipu conta também com um parque tecnológico, instalado nos barracões, onde eram os alojamentos dos operários que operaram na construção. O Parque Tecnológico Itaipu torna a usina um polo produtor de conhecimento tecnológico e científico, com o objetivo de modernizar as instalações e desenvolver a região que cerca a usina.

Além do lado tecnológico, a usina também possui um lado todo envolvido com meio ambiente, e relacionado a isso, possui um pacto global, com a ONU (Organização das Nações Unidas). Ao aderir ao pacto, a empresa está aderindo e apoiando um conjunto de princípios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com