TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A União Européia

Por:   •  2/7/2017  •  Dissertação  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

1. União Europeia

A União Europeia é um tipo de bloco econômico composto por alguns países localizados na Europa. Ela foi criada em 1993.

Os países membros econômico da União Europeia utilizam o euro como sua moeda. Para uma boa ecomonia, os principais setores econômicos são as indústrias, finanças, turismo, tecnologia de informação e agricultura. Sendo os principais produtos agropecuários produzidos pelos países são: trigo, cevada, beterraba, cereais, vinho, uvas, peixe, aves e carne bovina e suína. Já no setor de produtos industrializados os mais produzidos são: produtos químicos equipamentos eletrônicos e elétricos, automóveis, máquinas e equipamentos, remédios e produtos de metal. Além de produtos produzidos no país para a utilização no mesmo, algo que acrescenta muito na economia do país é a exportação e importação de produtos como: máquinas, veículos, aviões, plásticos, produtos farmacêuticos, ferro, aço, produtos químicos, tecidos e carne.

A União Europeia é um bloco formado por 28 países, sendo um dos mais avançados, apresenta integração econômica, social e política, moeda comum e circulação livre de pessoas. O bloco segue alguns tratados, que se destacam o de acordo de segurança e política exterior assim como a confirmação de uma Constituição Política para a União Europeia e a integração monetária através o Euro. Para o funcionamento de suas funções, a União Europeia conta com instituições básicas como o Parlamento, a Comissão, o Conselho e o Tribunal de Justiça. Todos estes órgãos possuem representantes de todos os países membros.

O bloco possui um sistema de instituições independentes e decisões que são negociadas entre os países-membros. As principais instituições são a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia, o Conselho Europeu, o Tribunal de Justiça da UE, Tribunal de Contas, Banco Central Europeu e o Parlamento Europeu. Eles se organizam por meio do mercado comum, através de leis especificas que são aplicadas em todos os países. As políticas da UE são voltadas para a livre circulação de pessoas, serviços, bens e capital, bem como a legislação sobre assuntos relativos à justiça, mantendo também as políticas relativas ao comércio.

A União Europeia, apesar de ser uma grande potencia, já teve seus declínios, como a crise de 2011. A crise se espalhou pelos quatro cantos do mundo derrubando índices das bolsas de valores e criando um clima de pessimismo econômica mundial. As causas da crise foram principalmente, uma grande divida publica e falta de coordenação política. Com essa crise o país sofreu consequências serias, teve escassez do crédito, mais pessoas ficaram desempregadas, investidores não quiseram mais aplicar capital, a população ficou insatisfeita com as medidas tomadas pelos países para conter gastos, queda do produto interno bruto, e contaminação em países foram do bloco. Com as consequências da crise o país precisou agir para enfrentá-la, houve implementação de um pacote econômico anticrise, ajuda financeira aos países com mais dificuldades econômicas, definição de um Pacto Fiscal e maior participação do Fundo Monetário Internacional e do Banco Central Europeu.

As ações foram coordenadas, principalmente, pela França e Alemanha.

Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com