TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida Das Pessoas

Ensaios: A Vida Das Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Resenhas

O conto machadiano relata a história de um triângulo amoroso, no qual Camilo tem um romance com Rita a mulher de seu amigo de infância chamado Vilela. A narrativa começa no encontro entre os amantes, momento em que Rita conta ao seu amado que foi até uma cartomante na certeza de encontrar as respostas para as suas dúvidas, preocupações e anseios.

O autor relata a trajetória na qual Vilela e Rita se casaram e algum tempo depois voltaram para morar na cidade natal do marido. E as circunstâncias que aproximaram ainda mais os três que foi a morte da mãe de Camilo. Foi neste momento que os amantes se aproximaram na tentativa de consolar o órfão, Rita não mediu esforços para seduzir o amante que a priore tentou resistir, mas por fim cedeu aos seus encantos.

Logo depois começaram a receber cartas anônimas nas quais diziam que todos tinham conhecimento da traição dos dois. A partir daí Camilo começou a afastar- se da casa de seu amigo e cada vez mais era rara as visitas. Neste momento Rita procurou a cartomante que terminou por tranquiliza-lá. Ao relatar este fato ao amante o mesmo zombou de suas crendices.

Contudo, quando Camilo recebeu um bilhete do amigo que dizia: "Vem já, já, à nossa casa; preciso falar-te sem demora." (Machado de Assis, 1884) ficou bastante preocupado. A priore excitou, mas depois resolveu atender ao chamado do amigo. No caminho passou próxima a casa da cartomante e decidiu fazer- lhe uma visita. Durante a consulta a vidente confortou o rapaz de que tudo daria e que não aconteceria nada o que ele imaginará. Então o rapaz não tardou em chegar à casa do casal, onde houve o desfecho do triângulo amoroso.

O conto tem uma linguagem muito clara e os fatos envolvem o leitor a fazer uma leitura com afinco.

A trama envolve três antigos amigos, o Vilela, Camilo (nosso protagonista) e a Rita. Vilela e Rita são um casal, apesar de que essa, supersticiosa, tem tido um caso amoroso secreto com Camilo, um cético (pelo menos a primeira vista).

Portanto, quando Camilo recebe um bilhete misterioso de seu amigo Vilela, pedindo que às pressas venha a sua casa, nosso protagonista decide consultar a misteriosa Cartomante (a quem Rita prontamente dá ouvidos) para acabar com sua mais terrível suspeita: que Vilela, de alguma forma, tenha descoberto seu caso com Rita.

Não dá para falar muito sem soltar spoilers mas, a história gira em volta da decisão que Camilo deve tomar: ignorar ou não as previsões da mística Cartomante?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com