TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A costa

Seminário: A costa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Seminário  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

Relevo

O relevo é moderado: 76% do território estão abaixo dos 600m. É formado basicamente por três tipos: (Baixada litorânea), (Planalto da Borborema) e (Depressão Sertaneja). O litoral é uma grande planície sedimentar (Baixadas Litorâneas do Nordeste), quase que em sua totalidade ao nível do mar, tendo alguns pontos abaixo donível do mar, nessas planícies estão as principais cidades do estado, como Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Clima

O Estado está inserido na zona intertropical, logo apresenta predominantemente temperaturas altas, todavia o quadro climático é bem diversificado devido à interferência do relevo e das massas de ar.

Vegetação

A vegetação litorânea do estado de Pernanbuco apresenta, matas, manguezais e cerrados, que recebem a denominação de "tabuleiro", formado por gramíneias e arbustos tortuosos, predominantemente representados, entre outras espécies por batiputás e mangabeiras.

Hidrografia

Há poucos lagos e lagoas no estado, como a Lagoa do Araçá e a Lagoa Olho D'Água, ambas na Região Metropolitana do Recife. Na periferia do município do Recife encontram-se dois belos cartões postais do município, os Açudes do Prata e de Apipucos, sendo o primeiro pertencente ao Parque Dois Irmãos. Além disso, existe um conjunto de reservatórios distribuídosRelevo

O relevo da Paraíba é diversificado, e varia conforme cada região do estado. No litoral, há a Planície Litorânea; no restante da zona da mata, os tabuleiros formados a partir de acúmulos de terras que descem de localidades mais altas; na região agreste, depressões situadas entre os tabuleiros e o Planalto da Borborema - com altitudes entre trezentos e oitocentos metros - e, no sertão, há a Depressão Sertaneja, que começa no município de Patos, estendendo-se até a Serra da Viração.

hidrografia

No Brasil, a Paraíba possui 100% do seu território inserido na Região hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental.39 Em se tratando apenas das bacias hidrográficas do estado, a Paraíba é abrangida por um conjunto de onze bacias hidrográficas, sendo a maior de todas a do Rio Piranhas, com 26 047,99 km², formada pelas sub-bacias hidrográficas do Rio Piancó (9 424,75 km²), do Médio Piranhas (4 461,48 km²), do Rio Seridó (3 442,36 km²), do Rio do Peixe (3 420,84 km²), do Rio Espinharas (2 981,60 km²) e do Alto Piranhas (2 588,45 km²).40

Clima

Devido à sua proximidade com a Linha do Equador a Paraíba possui um clima quente, com temperaturas elevadas durante todo o ano, e variado conforme o relevo local. Na região litorânea, o clima é classificado como tropical úmido, com temperaturas médias em torno de 24°C, e duas estações, uma seca no verão e outra chuvosa no outono e no inverno, eprecipitações médias de 1 700 mm por ano.

vegetação

A vegetação do estado é, tal como o clima, variada conforme o relevo. Na região litorânea, a cobertura vegetal é formada pelos tabuleiros, com abundância de arbustos e gramíneas, sendo batiputá e mangabeira as espécies mais predominantes. No sertão, especialmente após a formação do Planalto da Borborema, a formação vegetal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com