TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A criminalização das migrações na nova ordem internacional

Por:   •  11/4/2018  •  Resenha  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Resenha do Texto: NETO, Helion Póvoa, A criminalização das migrações na nova ordem internacional. In: “Cruzando fronteiras disciplinares: Um panorama dos estudos migratórios”. Rio de Janeiro: Editora Revan; 2005, P. 297 - 307.

Helion Póvoa Neto, Doutor em geografia pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado em Estudos Migratórios pelo Centro Studi Emigrazione di Roma, atualmente é professor adjunto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM), tem como linha de atuação as políticas migratórias nacionais e internacionais, as Migrações e mobilidade espacial na urbanização e no desenvolvimento regional e a história urbana e do povoamento do território brasileiro. Participa do conselho editorial da revista do migrante e publicou junto a Ademir Pacelli Ferreira, o livro “Cruzando fronteiras disciplinares” um panorama dos estudos migratórios, no qual escreveu o artigo a ser estudado.

O texto se inicia trazendo a analise preliminar do 11 de setembro como marco na criminalização do imigrante, o qual já ocorria pelas tentativas de criminalizar o imigrante pelo simples fato de entrar sem autorização ou permanecer mais do que o permitido. No marco de 11 de setembro procuram-se suspeitos ou culpados por ameaçar a ordem pública, junto a justificativa do status de criminoso acrescenta-se a participação em atividades politicas contestatórias e a identidade cultural e religiosa. Assim o 11 de setembro serviram como justificativa na adoção de medidas a muito tempo desejadas.

Os acontecimentos citados foram o prenuncio de três palcos de conflitos abertos: O bombardeio e invasão dos EUA e aliados ao Afeganistão, gerando o movimento de refugiados afegãos em direção a países de fronteira; O recrudescimento do exército de Israel nos territórios Palestinos, endurecendo o controle e a circulação de palestinos; O racismo e discriminação que os povos tidos como “inimigos” do Ocidente sofrem e vem sofrendo nas regiões as quais buscam refugio (América do Norte, Europa, Oceania).

Em seguida Neto, nos fala sobre a dificuldade de buscar os culpados e criminosos, e que muitas frentes anti-imigração aproveitam o atentado como base para reforçar suas teorias anti-imigratórias entre elas um maior endurecimento no controle das fronteiras atingindo desdás solicitações de asilo até os vistos de turistas e de estudantes. O já tratamento lento e abusivo da INS, entidade americana responsável pelo processamento dos papéis referente a imigração, ganhou folego perante as criticas e sugestões para um enrijecimento maior. Inclusive os grupos mais sensíveis ao multiculturalismo, como os negros, tornaram-se mais favoráveis a controles mais intensivos perante a imigração árabe.

A crescente onda racista e discriminatória atingiu também a sociedade europeia, passando do Estado Social para o Estado Carcerário. Nações conhecedoras da presença do Outro pela proximidade e histórico de colônias viam-se agora como possíveis próximas vitimas. O autor apresenta o texto da jornalista italiana Oriana Fallaci para justificar o tão grande está se tornando o discurso xenófobo perante o imigrante na Europa. No texto Fallaci queixa-se da tolerância das autoridades perante os muçulmanos e imigrantes estrangeiros em geral, e a falta de uma ação mais dura das autoridades italianas, sugerindo uma caça aos imigrantes, que segundo ela são inúteis e preguiçosos, por fim questiona a comparação que é feita entre os imigrantes italianos, em direção a américa, nos finais do século XIX e inicio do século XX. Segundo Fallaci os imigrantes italianos foram convidados e sua ida era incentivada pelos países receptores enquanto os árabes estão vindo contra a vontade ou seja uma verdadeira invasão, o conceito de invasão já dá um tom xenófobo por ser relacionada a hordas, a bárbaros. Por fim o autor encerra o tema lembrando que os imigrantes são frequentemente catalizadores das frustações por serem os alvos mais visíveis, desembocando em acusações e agressões.

No tópico “Rejeição e criminalização da migração”, o autor fala sobre a presença de estrangeiros nas prisões norte-americanas e principalmente nas europeias, pois nos EUA a população negra cumpre o papel representativo carcerário. O estrangeiro é um “cliente” preferencial para a Justiça e sistemas carcerários, em menor grau devido a delinquência do estrangeiro sobre o funcionamento das instituições politicais e judiciarias. Aponta a necessidade de fazer uma relação entre os imigrantes que delinquem e os delinquentes que viajam tanto para escapar da lei do seu país quanto para dificultar o cárcere no país em que se encontra estabelecido ou em trânsito. Por fim ressalta unilateralidade da imagem do migrante criminoso, que aponta para os delitos cometidos por imigrantes e deixam de lado os delitos por agressões xenófobas, não respeito as leis trabalhistas, exploração das máfias de imigrações etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com