TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A distribuição espacial das religiões no Brasil

Por:   •  19/11/2016  •  Dissertação  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

A distribuição espacial das religiões no Brasil acontece de maneira bastante heterogênea conforme demonstram os dados do Censo IBGE 2010, e em destaque, o perfil religioso da população é, sobretudo, de católicos. As estatísticas dos censos que ocorreram no país a partir da década de 1970 apontaram que outras religiões ganharam relevância, como a evangélica, por exemplo, e por consequência, um crescimento significativo de adeptos.

Os dados do IBGE também mostram que entre os anos de 2000 e 2010, observou-se, um aumento expressivo nos que se diziam evangélicos, não se declarando apenas como de missão ou de origem pentecostal somente. Os ditos pentecostais cresceram em todas as Grandes Regiões do País, principalmente, nas periferias dos grandes centros.

Já o número de católicos teve redução em todas as Grandes Regiões do Brasil, mas mantiveram-se elevados nas Regiões Nordeste e Sul. Ressalta-se que o Nordeste Brasileiro é onde o catolicismo tem muitos praticantes na população, assim como na Região Sul e no Estado de Minas Gerais. Em contraponto ao nordeste com predominância de católicos, foi na Região Norte onde ocorreu a maior redução relativa dos adeptos do catolicismo.

Outras religiões com dados expressivos no Censo 2010 foram os Espíritas: que tiveram aumento observado nas Regiões Sudeste e Sul. Religiões de Matrizes Africanas: no Estado do Rio de Janeiro, onde é possível evidenciar também grande quantitativo de pessoas sem religião e de evangélicos. Os Umbandistas: muito concentrados no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo. E o Candomblé: grande parcela situava-se no Estado da Bahia especialmente em Salvador.

Portanto, conforme dados do IBGE 2010, o Brasil apresenta diversas religiões em variados espaços no território, umas em declínio outras em crescimento, isso, sem duvida, é característica do dinamismo do povo e suas crenças no território nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com