TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A trajetória da geografia

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 2

Em estudo da unidade A do caderno didático da disciplina de Geografia e Educação, entendo que a geografia surgiu entre os gregos, bem como outras ciências e deriva das palavras gregas “geo” e “grafos” que significa terra e escrever. Entretanto, a geografia é uma ciência a qual estuda a relação do homem com o meio, visto dessa forma como o espaço em que vivemos o espaço geográfico. A história da geografia está diretamente associada à história da humanidade, onde os gregos que estudaram a forma da terra, e tentavam traçar um mapa, a qual representasse o mundo, e também foi à primeira cultura conhecida, que explorou ativamente a geografia como ciência.

Os romanos pouco contribuíram, mas muito se serviram do conhecimento geográfico produzido pelos gregos. Com isso, na idade média, a Igreja deteve o poder na Europa e sua influência abrangendo todas as atividades humanas. Vários sábios gregos se destacaram nessa época, Tales de Mileto e Anoximandro, que contribuíram com os relatos de viagens, medicação do espaço e propuseram uma discussão sobre a forma da terra. O positivismo tinha como teoria o propósito de elevar a natureza, a lei do meio natural e o regional. Na concepção positivista, todos os fatos geográficos deveriam ser experimentados, ser positivos e ser visíveis.

 Assim temos o teórico Karl Ritter que concebeu a ciência geográfica como estudo da individualidade dos lugares ou das regiões, e a observação empírica dos fenômenos, e também Friedrich Ratzel que analisa a influência que as condições naturais exercem sobre as sociedades humanas. Suas obras fundaram as Teorias de Geografia Tradicional ou Clássica fundamentada no Positivismo. Porém, a geografia passou então a ser reconhecida como ciência, que possui alguns conceitos fundamentais, ou seja, como ciência ou disciplina escolar.

Esses conceitos passaram a se construir como parte do que convém chamar de uma “expressão geográfica”, dando-lhe significados que podem ser definidos como: lugar, paisagem, território, região e espaço. Portanto, a trajetória do conhecimento geográfico é fundamental para a compreensão dessa ciência, pois de alguma forma aproxima a nossa vivência à realidade, auxiliando na transmissão do conhecimento.

Referências: Unidade A - Caderno didático, disponível no ambiente moodle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com