TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 DIDATICA Ii

Trabalho Escolar: AD1 DIDATICA Ii. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 3:

Para aprofundar os estudos da Unidade 1 leia o artigo de Fernando Becker “Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos”, disponível em: <http://www.pos.ajes.edu.br/arquivos/referencial_20131210160136.pdf> acesso em 12 ago 2014, e também na Midiateca do EVA da disciplina. O autor analisa a pedagogia diretiva, a pedagogia não diretiva e a pedagogia relacional. Você deverá transcrever/copiar um trecho, entre 3 e 5 linhas, de cada uma das pedagogias, onde fica evidenciado o papel/a ação do professor. Em seguida, deverá elaborar um texto, entre 06 e 10 linhas, identificando e justificando qual pedagogia você adota, ou pretende adotar, como (futuro(a)) educador/educadora: (1,5 pontos)

. Papel/ação do professor na pedagogia diretiva:

As carteiras estão devidamente enfileiradas e suficientemente afastadas umas das outras para evitar que os alunos troquem conversas. Se o silêncio e a quietude não se fizerem logo, o professor gritará para um aluno, xingará outra aluna até que a palavra seja monopólio seu.

. Papel/ação do professor na pedagogia não diretiva:

O aluno já traz um saber que ele precisa, apenas, trazer à consciência, organizar, ou, ainda, rechear de conteúdo. O professor deve interferir o mínimo possível. Qualquer ação que o aluno decida fazer é, a priori, boa, instrutiva. É o regime do laissez-faire: “deixa fazer” que ele encontrará o seu caminho. O professor deve “policiar-se” para interferir o mínimo possível.

. Papel/ação do professor na pedagogia relacional:

O professor traz algum material - algo que, presume, tem significado para os alunos. Propõe que eles explorem este material - cuja natureza depende do destinatário: crianças de pré-escola, de primeiro grau, de segundo grau, universitários, etc.

. Minha opção:

Atualmente o exercício da docência obriga ao tutor possuir certos talentos e ser munido de grande criatividade, se tornando um ser atualizado e possuído de inúmeras qualidades, devido ao fato de estar concorrendo com meios de comunicação poderosos, como a Internet.

A própria introdução de tecnologias na educação, especialmente associadas ao uso de computadores, está provocando mudanças no paradigma educacional, onde o foco da aprendizagem deixa de ser o ensino e passa a se centrar no aluno. A adoção dessas novas tecnologias é caracterizada por fatores de ordem positiva, como a facilidade de acesso às informações, flexibilidade de apresentação e interação entre aluno e a máquina. A incorporação das maquinas nas atividades pedagógicas desenvolvem nos alunos o desejo de aprender a aprender, o entusiasmo pelo conhecimento, o prazer e a alegria da descoberta. Contudo é fundamental que o aluno compreenda o que está fazendo e por que está Fazendo, cabendo ao professor auxilia-lo nesta compreensão.Portanto acredito que faça uma apropriação de partes dessas concepções e adéqüe a instituição que vou trabalhar.

Questão 4:

Ao se falar em Projeto Político Pedagógico (PPP) não podemos deixar de fazer referência a Ilma Passos Alencastro Veiga. Um dos livros que organizou, “Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível”, está em torno de sua 30ª edição e é uma referência sobre a temática. Entretanto, sua produção inclui outros livros e também artigos. Você deverá ler o artigo “Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?”, disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100002&lng=pt&nrm=iso> acesso em 12 ago 2014, e também na Midiateca do EVA da disciplina. Veja como são claras as diferenças entre a “concepção de inovação regulatória ou técnica” e a “concepção de inovação emancipatória ou edificante”, e seus reflexos no PPP, sintetizadas nas Figuras 1 e 2. Além de mostrar estas diferenças a autora também aponta 06 características fundamentais de um PPP numa perspectiva emancipatória.

A partir dos estudos realizados e da sua vivência como futuro(a) professor(a), estagiário(a) ou estudante, destaque e argumente, dentre as 06 características apontadas como fundamentais em um PPP, sobre 03 que você considera as mais importantes tendo em vista a nossa atual realidade social e educacional. (Construa sua resposta em no mínimo 10 e no máximo 15 linhas) (1,5 pontos)

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com