TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  20/8/2022  •  Exam  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

                

[pic 1]

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

                Centro de Educação e Humanidades[pic 2]

Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD

[pic 3]

Questão 1 – 5 pts (no máximo 15 linhas, não ultrapasse) Para Vygotsky, a mediação com intenção pedagógica, que ocorre no ensino formal, é fundamental para que o estudante desenvolva sua capacidade intelectual. Justifique a afirmação, baseando sua argumentação nos conceitos de mediação e zonas do desenvolvimento cognitivo: real, proximal e potencial.

R: Isso se dá pois existem 3 zonas de desenvolvimento cognitivo, na zona de desenvolvimento real, esses indivíduos já possuem um conhecimento prévio sem necessitar de um mediador, na zona de desenvolvimento proximal, esses conceitos só conseguem ser aprendidos com a ajuda de um mediador, papel que pode ser feito pelo professor auxiliando o indivíduo em seu aprendizado. Na zona de desenvolvimento potencial, esses conceitos mesmo com ajuda do mediador ainda não serão aprendidos, pois o indivíduo ainda não tem maturidade para aprendê-los, mas à medida que os conceitos da zona proximal vão se tornando conceitos da zona real, os da zona potencial vão se tornando proximais até que virarem conceitos reais na vida daquele indivíduo e isso não seria possível sem a ajuda do mediador para guia-lo.

Questão 2 – 5 pts (no máximo 15 linhas, não ultrapasse.) Um projeto pedagógico com objetivo de aceleração das aprendizagens não se sustenta na teoria de Piaget. Justifique a afirmação, baseando sua argumentação no conceito de Piaget sobre as fases do desenvolvimento cognitivo.

R: Tal intenção não se sustenta, pois para Piaget o desenvolvimento cognitivo ocorre em etapas respeitando a faixa etária desse indivíduo. As fases são 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos) 2° período: Pré-operatório (2 a 7 anos) 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante) e que todos os indivíduos passam por esses períodos nessa ordem, o que pode alterar é quando iniciam ou terminam cada um deles dependendo do meio em que estão inseridos, então um projeto de aceleração do aprendizado não faria sentido, pois o desenvolvimento cognitivo deve seguir essas etapas em todos os indivíduos nessa ordem.

                [pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com