TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AEROFOTOGRAMETRIA EM PROJETOS DE ESTRADAS

Trabalho Escolar: AEROFOTOGRAMETRIA EM PROJETOS DE ESTRADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 4

AEROFOTOGRAMETRIA EM PROJETOS DE ESTRADAS

A aerofotogrametria é usada pelos engenheiros rodoviários a muitos anos em todo o mundo, com uso extensivo, e também no Brasil, porém com menor intensidade. No inicio a fotogrametria era usada apenas para de estudos de alternativas aos itinerários, mas depoispassou a ser utilizada em todas as fases de projetos de estradas. A fotointerpretação nas fasespreliminares de projeto fornece informações para todos os projetos complementares além de permitir osestudos de variantes, e sua grande utilidade é inquestionável. Porém quando se deseja comparar aprecisão, principalmente da altimetria da fotogrametria com a topografia, aparecem algumas restrições. Nestes casos, para atender a maior precisão exigida na fase de projeto final, ou executivo, sãonecessáriosadotar alguns procedimentos obrigatórios, como escala grande de fotografia, como 1:3.000, présinalizaçãodos pontos de apoio à fototriangulação e restituição em equipamentos de alta qualidade. Outraquestão reconhecida é a falta de maior divulgação dos métodos fotogramétricos para projetos de estradasentre novos engenheiros: civis, cartógrafos ou agrimensores. Devido a isto o presente trabalho apresentauma breve revisão do uso de fotogrametria em projetos de estradas, discute as utilidades dafotointerpretação, as medições de paralaxes para cálculo de declividades e analisa algumas normas,internacionais e nacional, quanto às escalas das fotografias, escalas dos mapas resultantes e indicadoresde precisão para altimetria, em curvas de níveis ou pontos cotados. Ainda apresenta um estudocomparativo de projeto executado por topografia e por fotogrametria com Câmera de Pequeno FormatoDigital (CPFD), que pode ser uma alternativa técnica e econômica em várias situações.A escolha de levantamento por topografia oufotogrametria é determinada pelas necessidades de projeto e considerações de custo. Cada projeto tem um conjuntoúnico de condições que determinarão a melhor técnicaque deve ser usada (FHA, 2008):A fotogrametria é considerada vantajosa quando osbenefícios inerentes são:

• É método de levantamento eficiente para mapeamentode grandes extensões;

• Pode ser mais seguro que outros métodos delevantamento, como em locais perigosos e tráfegointenso;

• Permite levantamento e mapeamento de áreasinacessíveis;

• Cria um registro fotográfico da área do projeto, útiltambém para várias etapas do projeto;

• Fornece produtos digitais de grande utilidade comoortofotos e MDT (Modelo Digital do Terreno)

Por outro lado os problemas apontados para uso daaerofotogrametria são:

• Definição de especificações adequadas de precisãocom relação às exigências do cálculo de massas deterraplanagem e projeto de elementos construtivos.

• Não é possível mostrar razoavelmente o terreno,quando a área é coberta por vegetação densa

• Atrasos por condições de tempo e nebulosidade emcertas regiões e estações do ano.

• Falta de engenheiros civis com formação adequada emfotogrametria.

De modo geral os volumes de corte e aterroobtidos a partir de dados do terreno natural gerados pelafotogrametria são perfeitamente comparáveis aos obtidospela topografia. Obviamente existem diferenças fora dastolerâncias quando são comparadas as seções transversaisobtidas pelos dois métodos.A exatidão da fotogrametria é reconhecidamentemenor que da topografia. Normalmente a avaliação que sefaz é baseada no uso de parâmetros de qualidade domapeamento sistemático, como os do Decreto Lei 89817de 1984, que regula a cartografia nacional. Por exemplo:para um mapa de escala 1:1.000 e intervalo das curvas de nível (ICN) de 1,0m, a acurácia exigida é que 90% dospontos conferidos e tenham discrepâncias menores que0,5 do intervalo, ou seja, menores que 50cm, valor que ébem superior aos ilímetros do nivelamento geométrico.Ocorre que desde as primeiras aplicações dafotogrametria, como os de Carnahan (1958) e Canonica(1963), verificou-se que a diferença não é tão grande.Canonica (1963) obteve precisões de 4cm a 7cm sandofotografias de escala 1: 4500

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com