TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA MANCHA URBANA DO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR, ENTRE 1995 A 2015 INTRODUÇÃO

Por:   •  26/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA MANCHA URBANA DO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR, ENTRE 1995 A 2015

INTRODUÇÃO

 Com o passar dos anos, o ser humano tem a necessidade de ocupar novos espaços. Por conta disso, o município de Apucarana-PR vem sofrendo um crescimento gradativo em sua mancha urbana. A técnica de Geoprocessamento é uma das ferramentas mais utilizadas para este tipo de mapeamento.

O Geoprocessamento é a área do conhecimento que “utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica” (CÂMARA, s/d) que vem influenciando diretamente áreas da Análise de Recursos Naturais, Cartografia, Comunicação, Planejamento Urbano e Regional e etc.

Dentro das técnicas de Geoprocessamento, o Sensoriamento Remoto é usado para análise e armazenamento de dados coletados na superfície terrestre sem um contato direto, a distâncias remotas. Esse processo se dá por um conjunto de técnicas, sensores e instrumentos em geral. O objeto é registrado pelo sensor por meio de medições da radiação eletromagnética, com a luz solar refletida da superfície de qualquer objeto ela é captada. Com essa imagem adquirida é possível obter informações, além de registrar as informações para uso posterior, forma de relevo, características do terro, ocupação de área, confecções de mapas e o crescimento urbano.

Como ferramenta complementar do Sensoriamento Remoto, há o Processamento Digital das imagens. Este processo constitui a manipulação das imagens, onde se visa aperfeiçoar aquilo que a imagem tem para exibir, ou seja, processar digitalmente uma imagem nada mais é do que melhorar os dados expressos visualmente por ela, de modo a conseguir o máximo de informações possíveis.

O presente trabalho tem o objetivo de mapear o crescimento da mancha urbana da cidade de Apucarana-PR utilizando imagens de satélite. Este mapeamento se justifica pela necessidade que uma cidade tem de possuir dados para as análises comparativas na macha urbana, bem como para planejamento urbano futuro.

MATERIAL E METODOLOGIA

Para a realização deste trabalho, foi usado o software Spring (CAMARA, et al 1996), em sua versão 5.1.8. O Spring faz parte de uma gama de programas denominados SIG (Sistema de Informação Geográfica). Este tem por objetivo processar imagens, realizar análises espaciais, possibilitar a manipulação de imagens de satélites, dentre outras funções. (INPE, 2012).

As imagens de Apucarana-PR via satélite foram adquiridas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – www.inpe.br – de maneira gratuita. Para os anos de 1995 a 2010, o satélite escolhido foi o Landsat 5. Já para o ano de 2015, usou-se o Landsat 8.

Todas as imagens passaram pelo mesmo tratamento no software Spring: contraste (com o intuito de tornar as imagens mais nítidas, com os pixels com mais tonalidades diferentes entre si); coloração das 3 bandas contrastadas em B, G e R respectivamente; zoom na cidade de Apucarana-PR; criação de uma categoria temática (que permite delimitar a imagem); criação manual de polígonos nas áreas correspondentes à mancha urbana de Apucarana-PR; mensuração da área dos polígonos de cada ano e a criação de um Norte Geográfico, uma escala, e um ponto de referência latitudinal e longitudinal na imagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após os devidos processos de tratamento das imagens, foi possível obter as cinco imagens de satélite do município de Apucarana-PR, representando os anos de 1995, 2000, 2005, 2010 e 2015. O intervalo de cinco anos entre uma imagem e a outra é ideal para que se possa perceber a evolução da mancha urbana.

As análises foram feitas em “pares”, por meio de comparação (1995 e 2000; 2000 e 2005; 2005 e 2010; 2010 e 2015).

[pic 1]

Figura 1 - Imagem de Satélite do município de Apucarana-PR, no ano de 1995.

             [pic 2]

Figura 2 - Imagem de Satélite do município de Apucarana-PR, no ano de 2000.

[pic 3]

Figura 3 - Imagem de Satélite do município de Apucarana-PR, no ano de 2005.

[pic 4]

Figura 4 - Imagem de Satélite do município de Apucarana-PR, no ano de 2010.

[pic 5]

Figura 5 - Imagem de Satélite do município de Apucarana-PR, no ano de 2015.

Observa-se nas figuras 1 e 2, que entre os anos de 1995 a 2000 houve um grande crescimento da mancha urbana de Apucarana-PR. Tal expansão ocorreu de forma dispersa, no sentido leste, oeste, norte e sudeste.

Entre os anos de 2000 (figura 2) e 2005 (figura 3), houve um considerável aumento populacional em sua zona urbana. Mais uma vez o crescimento se deu em todas as regiões, principalmente no sentido norte e nordeste, onde foi possível a identificação de maior crescimento da área ocupada em relação ao ano de 2000.

Nas figuras 3 e 4, representando respectivamente os anos 2005 e 2010, se observa uma expansão urbanística na direção do centro ao Leste considerável, e moderado ao Norte e Oeste. Já do centro ao Sul, a evolução é muito leve, e quase imperceptível na análise visual do mapeamento. Em 2005, observa-se nos limites urbanos para a área rural, poucos vazios urbanos. Em contra partida há um grande número de áreas de pastagens principalmente à Leste e Sudeste da Zona Urbana, e uma densidade arbórea na Zona de transição entre o urbano e rural da cidade a Oeste, Noroeste, Sudoeste e Sul. Já em 2010, deu-se lugar a uma paisagem de solos nu e terras improdutivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (716 Kb)   docx (867.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com