TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP2 UERJ 2014.2

Ensaios: AP2 UERJ 2014.2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 4

UERJ/2014.2

ap2 de geografia na educação 1

1 – Analise a importância da linguagem cartográfica para a construção do conhecimento geográfico na infância. Justifique teoricamente a sua resposta. (2,0) (Desenvolva no máximo em 20 linhas)

Resposta: O aluno deverá elaborar uma reflexão teórica integrando a cartografia como instrumento de representação espacial, com suas particularidades e contextos sociais. Essa capacidade de lidar com representações que substituem o próprio real é o que possibilita ao homem liberta-se do espaço e do tempo presentes (OLIVEIRA, 1997). A criança brinca, faz-deconta e no devaneio desenvolve a noção espacial. Desde muito pequeno, a cartografia deve fazer parte das atividades, começando pela visão de mundo livre até chegar às decodificações do sistema atual.

2 – O que diferencia as expressões utilizadas por Yves Lacoste – A Cartografia dos Estados-Maiores e a Cartografia dos Professores? (2,0) (Desenvolva no máximo em 20 linhas)

Resposta: O aluno deverá elaborar uma reflexão teórica apontando que os mapas feitos com precisão e detalhes são utilizados pelos governantes que precisam conhecer minuciosamente os espaços que dominam. É a cartografia dos Estados-maiores. Aos professores, cabe ensinar uma cartografia descritiva, de pouca criticidade, que não se presta a estudos mais aprofundados ara entendimento das relações entre natureza e sociedade. Serve mais para dizer que a escola trabalha com mapas.

3 – Crie um texto, utilizando os elementos conceituais desenvolvidos durante o semestre, abordando a importância da geografia na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental Justifique com autores a sua resposta. (2,0) (Desenvolva no máximo em 20 linhas)

Resposta: O aluno deverá elaborar uma reflexão teórica com sustentação nas aulas do material da disciplina, justificando a importância da geografia para as crianças, seja na educação infantil como nos anos iniciais do ensino fundamental. Importante que o aluno traga para o seu texto a citação articulada com autores trabalhados ao longo do semestre ou mesmo outros da área de educação, que possa fundamentar o seu pensamento. Importante a relação entre teoria e prática, no qual não podemos formar bem um professor para a educação básica.

4 – Leia o texto a seguir e pensando na função social da educação escolar, responda como a interdisciplinares na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Justifique

infância como Território ou os Territórios de Infância

“A infância se dá num amplo espaço de negociação que implica a produção de culturas de criança, de lugares destinados às crianças pelo mundo adulto e suas instituições e das territorialidades de criança, resultando desse embate uma configuração a qual chamamos territorialidades infantis.” “No campo da infância a paisagem aparece como uma força reveladora, pois as sociedades, ao reservarem um lugar social para suas crianças, criam formas, elaboram artefatos que materializam as concepções de infância pré-existentes nesse contexto social, construindo o que denominamos ‘paisagens de infância.” “O acesso aos diferentes estratos dessas paisagens torna possível cartografar, não só as concepções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com