TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APEC

Tese: APEC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 4

A APEC

 A APEC é um bloco econômico que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania. Sua formação deveu-se à crescente interdependência das economias da região da Ásia-Pacífico. Foi criada em 1989, inicialmente apenas como um fórum de discussão entre países da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e alguns parceiros econômicos da região do Pacífico, se tornando um bloco econômico apenas em 1993, na Conferência de Seattle, quando os países se comprometeram a transformar o Pacífico numa área de livre comércio.

 Seu PIB é de US$ 16,5 trilhões. A APEC se mantém através de contribuições anuais de seus países membros. Desde 1999 estas contribuições totalizaram 3,38 milhões de dólares. Este dinheiro é usado para manter uma pequena secretaria em Singapura e para apoiar os projetos da APEC. Desde 1997 o Japão vem contribuindo com uma quantia extra para projetos, que varia de U$2,7 e U$4,2 milhões dependendo do valor em relação ao Iene. Os outros países também contribuem com um dinheiro extra para projetos ou outros interesses de seus líderes (como encorajar a participação de empresas não governamentais), além de enviar profissionais para as reuniões e para a secretaria do grupo.

Por que a APEC foi criada ?

 A criação da APEC surgiu em decorrência de um intenso desenvolvimento econômico ocorrido na região da Ásia e do Pacífico, propiciando uma abertura de mercado entre 20 países mais Hong Kong (China), além da transformação da área do sudeste asiático em uma área de livre comércio nos anos que antecederam a criação da APEC, causando um grande impacto na economia mundial.

 De fato, a intenção primordial dos Blocos Econômicos é crescer em conjunto de forma a um ajudar os outros. No caso da APEC, essa ajuda se deu com a redução de taxas e barreiras alfandegárias da área asiática do Pacífico. Essa redução (extinção de taxas em alguns casos) acarreta um crescimento econômico dos países daquela região e também promove facilidades para quem exporta ou importa produtos para essa região. Os três pilares de atuação do Bloco são:

* A cooperação econômica e técnica;

* Liberação comercial e de investimentos;

* A facilitação dos negócios entre os participantes do bloco;

Países que compõe a APEC

- Estados Unidos da América

- Japão

- China

- Rússia

- Peru

- Taiwan,

- Coréia do Sul,

- Hong Kong (região administrativa especial da China),

- Cingapura

- Vietnã

- Malásia

- Tailândia

- Indonésia

- Brunei

- Filipinas

- Austrália

- Nova Zelândia

- Papua Nova Guiné

- Canadá

- México

- Chile

Importância da APEC

 Este bloco econômico é de extrema importância no cenário econômico mundial, pois somadas as produções industriais de todos os países membros, chega-se a quase metade de toda produção mundial. O PIB dos países membros atinge cerca de 17 trilhões de dólares.

Quando estiver em pleno funcionamento, será o maior bloco econômico do mundo. De acordo com o estabelecido na reunião de Bogor, em 1994, será estabelecida uma zona de livre comércio em 2010 entre os países desenvolvidos. Com relação aos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, esta zona de livre comércio será estabelecida apenas em 2020.

 Os países integrantes da Apec atualmente formam o grupo economicamente mais dinâmico do mundo, apresenta os maiores volumes de negócios do planeta. São responsáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com