TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Africa

Tese: Africa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Tese  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

Um novo oceano esta se formando no nordeste da África. A maior fenda da crosta terrestre vista em décadas, ou talvez em séculos e pode ser o início de um novo oceano, de acordo com dados obtidos pelo satélite Envisat da Agência Espacial Européia.

Placas que se Movem (Teoria da Tectônica de Placas)

Deserto de Afar - Nordeste da África

imagem: http://www.spiegel.de/

Hoje sabe-se que a superfície terrestre não é fixa, e sim estamos sobre placas (continentes) que flutuam sobre o magma. A teoria desenvolvida por Alfred Wegener, a teoria de Tectônica de Placas ou da Translação dos Continentes, é que explica a movimentação dos continentes ou terras emersas flutuando sobre o magma.

A Terra Não Será a Mesma

Em razão dos movimentos tectônicos, a placa Sul-americana afasta-se da Africana a velocidade de 2 cm por ano. Verifica-se também um afastamento entre a África e a Ásia, na região da península arábica, com a tendência do mar Vermelho aumentar de largura, originando um oceano.

Um Novo Oceano Surgindo na África - Ao Vivo

A análise de informações fornecidas pelo satélite Envisat da Agência Espacial Européia indicam a existência da maior fenda já observada na crosta terrestre e que pode levar à formação de um novo oceano na África. A fenda localizada no deserto africano de Afar, perto do Mar Vermelho, poderá separar a Etiópia e a Eritreia de África e formar um novo oceano. É um processo semelhante ao que deu origem ao oceano Atlântico.

A Origem

O processo começou há cerca de 30 milhões de anos, quando uma massa de lava se elevou por debaixo da crosta terrestre e separou a península arábica de África, criando o Mar Vermelho, e levará outros milhões até ficar concluído.

A Dinâmica ao Vivo

A fenda já esta com 60 quilômetros de extensão e 8 metros de profundidade preenchida com o magma, se abre desde os anos 70 quando um terremoto que sacudiu a região. Geólogos afirmam que a rachadura pode alcançar o Mar Vermelho, isolando a Etiópia e a Eritréia do resto da África. O monitoramento da fenda revelou que ela está aumentando numa velocidade sem precedentes.

O Leito do Novo Oceano

A movimentação das placas vem acontecendo há dois milhões de anos. Eventualmente, erupções vulcânicas e terremotos - como o de setembro de 2005 - aceleram o processo. À medida que o vale vai se abrindo rochas fundidas (magma) chegam à superfície, os especialistas calculam que 2,5 quilômetros cúbicos de magma já foram lançados em seguida se solidificam, formando o fundo do novo oceano.

A África Perde seu Chifre

O movimento denuncia fenômenos em andamento nas profundezas da Terra, onde algumas das placas tectônicas que formam o continente africano estão gradualmente se afastando da placa árabe, fazendo com que a fenda fique cada vez mais longa. Se a fenda continuar aumentando desta maneira, em alguns milhões de anos, a ponta da África deve se separar do continente.

Um Novo Mar Vermelho

Geólogos afirmam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com