TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua

Tese: Agua. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Tese  •  7.071 Palavras (29 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 29

Água

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Água

Composição fotográfica dos três estados físicos da água na natureza: líquida no oceano e nas gotículas das nuvens, sólida no gelo e gasosa no vapor de água na atmosfera (invisível).

Europa, um satélite de Júpiter, possui grande quantidade de água em sua formação. A água é comum por todo o Sistema Solar.

Nota: Este artigo é sobre a água no contexto geral. Para uma abordagem mais específica, veja Propriedades físico-químicas da água. Para outros significados veja Água (desambiguação) e Águas (desambiguação).

A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. É abundante noUniverso, inclusive na Terra, onde cobre grande parte de sua superfície e é o maior constituinte dos fluídos dos seres vivos. As temperaturas do planeta permitem a ocorrência da água em seus três estados físicos principais. A água líquida, que em pequenas quantidades é incolor, mas manifesta sua coloração azulada em grandes volumes, constitui os oceanos, rios e lagos que cobrem quase três quartos da superfície do planeta. Nas regiões polares, concentram-se as massas de gelo e vapor constitui parte da atmosfera terrestre.

A água possui uma série de características peculiares, como sua dilatação anômala, o alto calor específico e a capacidade de dissolver um grande número de substâncias. De fato estas peculiaridades foram favoráveis para o surgimento da vida nos oceanos primitivos da Terra, bem como propiciaram sua evolução. Atualmente, todos os seres vivos existentes precisam da água para sua sobrevivência.

Embora os oceanos cubram a maior parte da superfície terrestre, sua água é inadequada para o consumo humano por conta de suasalinidade. Somente uma pequena fração disponível sobre a superfície dos continentes que contém poucos sais dissolvidos, a água doce, está disponível para consumo direto. Contudo, sua distribuição não é uniforme, o que faz com que diversas regiões sofram de escassez hídrica. As atividades humanas, principalmente a agricultura, possuem grandes necessidades de retirada de água de seu leito natural, o que tem afetado negativamente sua distribuição sobre os continentes, bem como da água subterrânea.

A poluição hídrica compromete a qualidade da água, prejudicando a biodiversidade, bem como o abastecimento de água e a produção de alimentos. Além disso, uma parcela considerável da população mundial ainda não tem acesso à água potável, o que traz diversos problemas de saúde. A água é indispensável no modo de vida da humanidade, de forma que está fortemente ligada à cultura de todos os povos da Terra. Diante dos problemas advindos do mau uso dos recursos hídricos, surge uma nova consciência de que é necessário utilizar a água racionalmente.

Índice

[esconder]

• 1 Propriedades físicas e químicas

• 2 Ocorrência

o 2.1 Abundância no Sistema Solar

o 2.2 Na Terra

 2.2.1 Oceanos

 2.2.2 Água doce

 2.2.3 Ciclo da água

• 3 Importância biológica

o 3.1 Vida aquática

• 4 Importância para a humanidade

o 4.1 Água potável

 4.1.1 Poluição

o 4.2 Agricultura

o 4.3 Pesca

o 4.4 Aplicações na indústria, transportes e energia

o 4.5 Escassez

o 4.6 Aspectos culturais

 4.6.1 Significados religiosos

 4.6.2 Esportes e lazer

• 5 Ver também

• 6 Notas

• 7 Referências

• 8 Bibliografia

• 9 Ligações externas

Propriedades físicas e químicas

Representação de moléculas de água e as ligações de hidrogênio entre elas (distâncias e tamanhos fora de escala). Note que os átomos de hidrogênio são atraídos por átomos de oxigênio de outra molécula.

Ver artigo principal: Propriedades físico-químicas da água

A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio covalentemente ligados a um átomo deoxigênio, sendo sua fórmula química dada por H2O. A geometria de equilíbrio para uma molécula isolada possui dimensões de 0,0958nanometros nas ligações O-H, e um ângulo H-O-H de 104°27'.1 Estas moléculas interagem entre si sobretudo através da formação depontes ou ligações de hidrogênio (que ocorrem quando átomos de hidrogênio são atraídos por átomos de oxigênio, maiseletronegativamente carregados), o que faz com que as moléculas, no estado líquido, fiquem 15% mais próximas entre si do que se agissem somente sob forças de Van der Waals, embora estas ligações também restrinjam o número de moléculas vizinhas para tipicamente quatro. A eletrólise da água permite a quebra das ligações atômicas, separando o hidrogênio e o oxigênio com a passagem de uma corrente elétrica.2

Gotículas de água sobre umaEquisetum fluviatile, que possuem formato esférico devido à tensão superficial.

A água manifesta-se em seu estado líquido sob temperaturas entre 0°C e 100°C e pressão deuma atmosfera. As características físicas da água apresentam diversas anomalias quando comparadas com as propriedades típicas de outros líquidos. Uma das mais notáveis é a suadilatação anômala, sendo que a sua densidade máxima ocorre a aproximadamente 4°C,expandindo-se tanto com o aumento quanto com a diminuição da temperatura. Este fato deve-se à quantidade de ligações de hidrogênio que formam-se conforme a temperatura diminui, sendo que o máximo numero de ligações em cada molécula (seis) ocorre a 4°C, quando as moléculas estão mais próximas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com