TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Geográfica dos Solos

Por:   •  24/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

IGCE – Instituto de Geociências e Ciências Exatas
















Análise Geográfica dos Solos








[pic 1]



Raquel Riemma de Siqueira

Rio Claro 2005


Relatório da Aula de Campo – Arredores de Rio Claro

         No dia 10-10-2005 Foi feita uma aula de campo pela região de Rio Claro, no campus Bela Vista  a quilometragem indica 696 km.
         1° Parada – 713 km. A paisagem indicava um local de interflúvio, na média vertente, é um local de colúvio, de formação recente, onde não há afloramento de rochas, indicando uma formação recente. O solo apresenta um perfil com  material homogêneo, alóctone (transportado até o local, sua gênese não está ligada aquele lugar), com duas colorações nítidas, como indicado na figura abaixo:


         Os horizontes são O, A e B. O horizonte O possui muita matéria orgânica, é onde se instala a vegetação, nele há predomínio de material siltoso, sua estrutura é granular. No horizonte A atuam há predomínio de material siltoso, é altamente poroso, moldável, quebra quando seco, sua coloração é opaca, possui coesão e dureza maiores, portanto grande compactação. No horizonte B  há predomínio de material argiloso, é moldável, e gruda com maior facilidade, possui maior umidade, sua coloração é mais alaranjada.

         Nos horizontes superficiais (O e A) há uma maior coesão, compactação e conseqüente dureza do material. Os agentes atuantes destes setores são biológicos. As raízes presentes no setor superficial do horizonte se apresentam como agentes pedológicos.

        2° Parada – 715 km. A região analisada demonstrava que o pédon foi retirado, e solo é mais superficial. Regionalmente não temos solos muito profundos. Ainda na região, pudemos notar gretas de ressecamento, localizadas em cima da rocha, que estão ligadas a dinâmica de expansão e contração das argilas (antimorilonitas).  Notamos que a área de topo (alta e média vertente) é a área mais concêntrica, de solo mais desenvolvido, espesso, ficando mais delgado a medida que descemos a vertente (baixa vertente).
        O perfil representado abaixo possui os horizontes O, B e R. O horizonte O, possui acúmulo de matéria orgânica, é onde a vegetação se desenvolve, e neste caso não há como delimitá-lo. Os horizontes B e R são os principais neste perfil, o primeiro é mais alaranjado, e o segundo é mais claro, representado pela rocha de sua gênese, Formação Corumbataí.

         3° Parada – 731 km. Limite entre a Depressão Periférica e as Cuestas Arenito-Basálticas. Na superfície o paredão é composto de arenito, cornija, o que impede a instalação de vegetação. A base da cornija, representa a média vertente onde os sedimentos foram retirados por causa da drenagem, formando a perceê, e depositados em outro local, formando um leque coluvial. O material ali encontrado é alóctone.









        No local o nível de base, possui predomínio de material arenoso, não retendo umidade, facilitando o escoamento superficial do solo.
        Leques de Detritos, o arenito presente no material devido ao processo de metamorfismo provocou o acebolamento.
        Nas Cuestas os morros são côncavos e seus eixos transportam água e sedimentos.
        Em locais de clima mais seco e materiais mais grosseiros, as granulações do solo são maiores, o material é erodido e transportado.
        A área possui solo hidromórfico, devido a lenta decomposição da matéria orgânica, sua coloração é escura. É encontrado em terraços fluviais e baixas vertentes, devido ao baixo gradiente de declividade.

        4° Parada – 741 km.
Catena, associada à topografia e litologia, é a lavagem superficial de solo. Os fatores de maior influência são: declividade e transporte mineral de um setor para o outro. As áreas côncavas retém água, que influenciam no processo de lavagem. A litologia é feita pela diferenciação das cores. Há também as rupturas de declive, são setores descontínuos de superfície, que acumulam momentaneamente os minerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com