TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do alisamento no quarto Vinte e Oito, localizado no município de Lobito

Pesquisas Acadêmicas: Análise do alisamento no quarto Vinte e Oito, localizado no município de Lobito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

No presente trabalho pretende-se abordar uma análise swot no bairro Vinte e Oito, situado no município do Lobito.

Definições:

Cidades são aglomerados urbanos dotados de estatuto especial para o efeito, designadamente o foral de cidade e com um número mínimo de habitantes, definido por lei, segundo as normas de ordenamento do território.

Bairro é uma comunidade ou região dentro de uma cidade ou município, sendo a unidade mínima de urbanização existente na maioria das cidades

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA GEOGRÁFICA

O Lobito é uma cidade e um município da província de Benguela, em Angola.

O Lobito localiza-se a 12º, 29’ e 08,4” de latitude e 13º, 35’ , e 06,1” de longitude, situando-se a 740 quilómetros aproximadamente a sul de Luanda, por via terrestre na costa do Atlântico. Tem 3 648 km² e cerca de 805 mil habitantes. Limita a Norte com o município do Sumbe, a Este com o município do Bocoio, a Sul com o município de Benguela e a Oeste com o Oceano Atlântico.

Características do bairro

O bairro em estudo (Vinte e Oito) é limitado à Norte pela restinga, a sul pela Caponte, a Este pelo porto do Lobito e a Oeste pelo Compão.

Vinte e Oito, 2011

Clima da Região

O clima é tropical desértico, portanto seco, com duas estações, em que há uma época fresca (Cacimbo), que vai do princípios de Junho a meados de Outubro, na qual os meses mais frios são Julho e Agosto com temperaturas médias de 20ºc e uma época quente (Verão) que vai de meados de Outubro a princípios de Junho em que os meses mais quentes são Fevereiro Março e Abril, com temperaturas médias de 27ºc.

Tipo de solo da região é argiloso.

No ponto de vista arquitectónico a tipologia de residências e edifícios é propícia para região, portanto regular.

FORÇAS

Em termo de forças pode-se constatar algumas potencialidades como:

 O uso e ocupação dos solos é feito de forma ordeira, portanto inclui acessos favoráveis no interior do bairro pelo que o mesmo é atravessado por uma estrada principal.

 O abastecimento de água é feito pela Empresa de Água e Saneamento do Lobito – ESAL.

 Segundo o administrador municipal do Lobito, revelou que o bairro (Vinte e Oito) é assistido por quatro operadoras de recolha de lixo, distribuídas pelos diversos bairros da cidade do Lobito.

 O abastecimento de água é feito regularmente.

 O sector terciário no bairro, também conhecido como serviços, no contexto da economia, envolve a comercialização de produtos em geral, e o oferecimento de serviços comerciais, pessoais ou comunitários, a terceiros.

 O Porto do Lobito que está generalizado a toda natureza de tráfego sem preponderância de determinado tipo. Possui importante sistema mecânico para carregamento de minérios, silos para milho e serve uma vasta zona interior através da linha férrea de penetração africana, a transcontinental terceira maior do mundo. É também porto de cabotagem importante e, no seu conjunto, movimentou já 2.000.000 tones/ano, isto é 20% do tráfego geral do país durante a ocupação colonial.

 Possui três escolas de condução privadas uma universidade, quatro escolas, das quais três privadas do primeiro ciclo ao ensino médio e uma pública do primeiro ciclo, também possui uma creche;

 Possui mais de dês agências bancárias distribuídas no bairro, três agencias de telecomunicações, duas privadas (Unitel/Movicel) e outra estatal (Angola Telecon).

 O ramo de hotelaria e turismo está cada fez mais fluido e concorrido com cinco unidades hoteleiras mais de dês restaurantes.

 Dispõe de três farmácias e duas clínicas nomeadamente a Medicrisal e a Soclím;

 O número de estabelecimentos comerciais é exorbitante, com uma média acima de cinquenta.

FRAQUEZAS

 O abastecimento de energia eléctrica é feito pela Empresa Nacional de Electricidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com