TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análises Numéricas De Queda De Bloco Rochoso

Pesquisas Acadêmicas: Análises Numéricas De Queda De Bloco Rochoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

Análises Numéricas de Queda de Bloco Rochoso

Quando existe atividade humana próxima a encostas rochosas, nós engenheiros juntamente com geólogos, devemos nos munir de metodos para contenção de blocos, a fim de evitar problemas sociais e econômicos. Ao escolher um modelo computacional é preciso dominar o conhecimento dos parâmetros físicos e geométricos que governam o movimento elementar em seus estágios iniciais e ao longo da trajetória de queda.

Um dos programas utilizados é o O RocFall, que análisa o fenômeno de queda de blocos de rocha em taludes instáveis e também determina energia, velocidade, altura de salto e ponto de parada do bloco, sendo uma importante ferramenta para a análise e a concepção de projetos de intervenção de engenharia.

Para obter uma análise com o RocFall é preciso definir:

Geometria – deve-se eleger as seções mais críticas para a realização de um levantamento topográfico para determinar as seções transversais adotadas para as análises elaboradas;

Materiais - as encostas apresentam variação dos materiais ao longo de uma seção transversal, resultando na variação dos parâmetros para cada trecho distinto. Os parâmetros relativos à superfície da encosta mais relevantes são a rugosidade, ângulo de atrito e coeficientes de restituição normal e tangencial;

Características do Bloco - Quanto à posição inicial do bloco, podendo ser posicionado em qualquer ponto da seção transversal. O ponto único deve ser utilizado quando se conhece a posição exata do bloco na encosta. Entretanto, quando se conhece apenas um possível intervalo de potenciais pontos de partida, deve-se utilizar a “linha semeadora”;

Resultados - O programa nos fornece várias trajetórias de movimentos sendo equivalentes ao número de blocos adotados na análise. Além disto, permite a escolha de um ou mais intervalos para coleta de dados ao longo da trajetória de queda do bloco.

Em maio de 2005 aconteceu um caso histórico de queda de bloco em Utah onde uma série de blocos de rocha desceu do alto de uma encosta. Um dos blocos atingiu e danificou severamente uma casa localizada no pé da encosta. Foi recomendado que todos os moradores fossem informados que residiam em uma área de risco de queda de blocos de rocha, e que contratassem um consultor geotécnico para avaliação dos riscos e a necessidade de adoção de medidas de proteção.

Com a análise numérica foram colhidas informações contidas no relatório emitido pelo Serviço de Inspeção Geológica de Utah, os resultados das análises numéricas permitem ressaltar algumas conclusões. Uma das principais se refere à simplicidade de entrada de dados e à agilidade de processamento do programa RocFall.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com