TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquifero Guarani

Artigos Científicos: Aquifero Guarani. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

INTRODUÇÃO _______________________________________________________ 3

LOCALIZAÇÃO ______________________________________________________ 4

CARACTERÍSTICAS __________________________________________________ 5

ÁREAS DE REABASTECIMENTO/DESCARGA ____________________________ 6

O AQUÍFERO EM SÃO PAULO _________________________________________ 8

ÁREAS DE AFLORAMENTO E CONFINAMENTO EM SÃO PAULO ____________ 8

DISPOSIÇÃO DA ÁGUA POTÁVEL NO MUNDO __________________________ 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS ____________________________________________ 11

REFERÊNCIAS _____________________________________________________ 11

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, uma das grandes preocupações ambientais tem sido a escassez da água. Uma preocupação que foi amenizada com a descoberta do Aquífero Guarani, considerado a maior reserva de água doce e potável do mundo. Talvez o único com água potável a até dois mil metros de profundidade, uma vez que outros aquíferos como os da Arábia Saudita, do Egito, da Líbia, da Austrália, da França (Paris) e do Arizona, nos Estados Unidos, similares geologicamente, apresentam altas taxas de salinidade, tornando-os impróprios para o consumo humano.

A água tem se tornado uma preocupação cada vez mais frequente no Cenário Internacional. A percepção de que se trata apenas de um objeto de consumo necessário ao homem vem sendo modificada ao longo dos anos. Atualmente, a água é, em última análise, elemento do desenvolvimento econômico e social. Ela está presente nos processos industriais e agroindustriais, e é meio de transporte de diversos vetores de doenças que atingem principalmente os países mais pobres. Também objeto de tratados internacionais, fundamentalmente acordos sobre o uso de águas transfronteiriças, hoje atinge uma dimensão no Cone Sul que transcende e englobam todas essas questões.

LOCALIZAÇÃO

O Aquífero Guarani localiza-se no subterrâneo dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul; atingindo também os países Argentina, Paraguai e Uruguai. É, portanto um sistema transnacional. A área total de ocorrência chega a 1.200.000 quilômetros quadrados, dos quais cerca de um milhão está em território brasileiro. Sua dimensão norte-sul no Brasil chega a 2000 quilômetros.

Localizado em parte sobre a Bacia Hidrogeológica do Paraná, é possivelmente a maior reserva transfronteiriça de água doce do planeta. Subjacente aos territórios de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ocupa, segundo o Documento de Avaliação do Projeto, uma área total aproximada de 1,2 milhões de km², perfazendo cerca de 6% do território argentino, 10% do brasileiro, 18% do paraguaio e 25.3% do território uruguaio. Na Argentina, sua extensão aproximada é de 225.500 Km2, cerca de 19% de sua extensão total. No Brasil, Paraguai e Uruguai esses números correspondem respectivamente a 839.800 Km2 (71% de sua extensão total), 71.700 Km2 (6,1% da extensão total), 45.000 Km2 (3,8% da extensão total).

Estendendo-se pelos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina e congregando uma população de cerca de 22.662.463 habitantes, sendo aproximadamente 8.444.620 seus usuários efetivos, a agropecuária é a atividade econômica predominante nessa região, com exceção dos Estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul que apresentam maior desenvolvimento do setor secundário.

CARACTERÍSTICAS

 O Aqüífero Guarani, denominação do geólogo uruguaio Danilo Anton tem esse nome em memória do povo indígena da região.

 É constituído pelos sedimentos arenosos da Formação Pirambóia na Base (Formação Buena Vista na Argentina e Uruguai) e arenitos Botucatu no topo (Missiones no Paraguai, Tacuarembó no Uruguai e na Argentina).

 O volume de água armazenada: calcula-se que a reserva contenha 50 quatrilhões de litros de água;

 A Vazão: Chega a 800 metros cúbicos por hora (ou 800 mil litros) em profundidades de mil a 1,2 mil metros. Nas bordas é de cerca 3 litros/hora.

 A Profundidade: A água do manancial está situada a uma profundidade que oscila de 50 metros a 1,5 mil metros. 10% da área total está rente a superfície.

 A Temperatura da água: A cada cem metros de profundidade, a temperatura da água aumenta 3ºC. Nos pontos mais profundos, pode chegar a 60ºC. A água tem uma temperatura média de 25ºC a 30ºC .

 A Esponja: A água está embebida em um manto de arenito poroso. Trata-se de água da chuva que escorreu lentamente para o subsolo durante 100 milhões de anos, depurando-se.

ÁREAS DE REABASTECIMENTO E DESCARGA DO AQUÍFERO

Um aquífero apresenta uma reserva permanente de água e uma reserva ativa ou reguladora que são continuamente abastecidas através da infiltração da chuva e de outras fontes subterrâneas.

As reservas reguladoras ou ativas correspondem ao escoamento de base dos rios.

A área por onde ocorre o abastecimento do aqüífero é chamada zona de recarga, que pode ser direta ou indireta. O escoamento de parte da água do aqüífero ocorre na zona de descarga.

• Zona de recarga direta:

É aquela onde as águas da chuva se infiltram diretamente no aqüífero, através de suas áreas de afloramento e fissuras de rochas sobrejacentes. Sendo assim, a recarga sempre é direta nos aqüíferos livres, ocorrendo em toda a superfície acima do lençol freático. Nos aqüíferos confinados, o reabastecimento ocorre preferencialmente nos locais onde a formação portadora de água aflora à superfície.

• Zona de recarga indireta:

São aquelas onde o reabastecimento do aqüífero se dá a partir da drenagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com