TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo De Opinião - O Guarani

Artigos Científicos: Artigo De Opinião - O Guarani. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  3.491 Visualizações

Página 1 de 2

"O Guarani" é um livro que possui uma linguagem um tanto quanto rebuscada e de difícil entendimento para alguns. Neste livro, José de Alencar acaba até por tornar algumas partes cansativas de se ler, quando, por exemplo, começa a descrever um lugar ou até mesmo um objeto em seus mínimos detalhes, usando inúmeros adjetivos. Estes, na minha opinião são os dois únicos pontos negativos que eu poderia lhes dizer sobre o livro.

Por mais que contenha uma mistura de histórias, o verdadeiro ponto de "O Guarani", é o índio da tribo goitacá Peri e sua devoção por Cecília, filha do fidalgo D. Antônio de Mariz, que viviam a beiro do Paqueuqer, junto de sua mãe D. Lauriana, seu irmão D. Diogo, e sua prima Isabel. Nessas terras também viviam os aventureiros que trabalhavam para D. Antônio, sendo eles os principais Álvaro, Aires Gomes e o misterioso Loredano. Devido à enorme gratidão que D. Antônio tinha pelo Peri, por ter salvado sua filha Cecília, ele o leva para também morar em suas terras.

Peri demonstra uma enorme adoração à sua senhora, que ele apelidara de Ceci, sempre fazendo suas vontades e atendendo todos seus caprichos (quaisquer que fossem eles). Com o tempo, Cecília acaba adquirindo um enorme carinho por Peri, e sempre fica numa enorme preocupação com cada aventura dele.

Além disso, Cecília também despertava a atenção de Álvaro e Loredano; há uma parte do livro que exprime cada tipo de atração que Cecília despertava: "Loredano desejava; Álvaro amava; Peri adorava."

Um dos motivos de eu ter gostado do livro, foi o fato de não haver apenas romance, o livro é repleto de suspense, tragédia, aventura, ação, entre outras coisas. Um bom exemplo disso é o ataque dos Aimorés a casa do fidalgo D. Antônio, por um descuido de seu filho D. Diogo. E também quando é revelado o passado horrendo do italiano Loredano, e o que o mesmo pretendia fazer em um futuro próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com